Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 26/06/2021 às 10h38
Um agricultor que estava a preparar a terra para cultivo, na cidade de Ismaília, no Egito, encontrou por acaso uma placa de pedra com 2.600 anos. O objeto, que continha vários hieróglifos esculpidos, foi construído na Época Baixa do Antigo Egito, em nome do faraó Apriés, que governou de 589 a.C a 570 a.C.
Segundo informou o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito através do Facebook, a placa é feita de arenito e foi entregue pelo agricultor ao Museu de Antiguidades de Ismailia, a nordeste do Cairo.
Mostafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, afirma na publicação que a descoberta foi apenas uma de várias placas que o faraó Apriés ergueu durante as suas campanhas militares direcionadas ao leste do Egito. Waziry chamou ainda a atenção para a parte superior da placa, onde se pode ver a representação de um disco solar alado, muito associado à divindade egípcia Rá, o deus do Sol.
Pode também ver-se um símbolo de Apriés, que foi o quinto rei da 26ª Dinastia, depois de seu pai, Psamético II.
Em comunicado, os responsáveis pela descoberta referem que a placa apresenta um total de 15 linhas de escrita hieroglífica. A relíquia tem 2,3 metros de altura e 45 centímetros de espessura e permanece atualmente sob os cuidados do Museu de Antiguidades, onde vários arqueólogos estão a trabalhar para traduzir o texto.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/06/agricultor-encontra-pedra-com-2600-anos-erguida-por-farao-no-egito,106749.shtml