Lívia Balbino Guimarães/Secom
Publicada em 29/06/2021 às 14h23
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), vem realizando desde o mês de março, ações de conscientização para prevenção às queimadas e incêndios florestais no Estado. As atividades envolvem ações de sensibilização junto à sociedade, para combater e informar sobre as doenças respiratórias que ocorrem neste período de queimadas.
As atividades desenvolvidas seguem o Plano Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado, como informa a coordenadora de Educação Ambiental, Maricélia Cantanhêde.
Entre os dias 20 e 30 de junho a equipe desenvolve ações nos municípios de Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Outro Preto do Oeste e Alvorada do Oeste, com blitz e pit-stops educativos, reuniões com as prefeituras, secretarias de meio ambiente e também com agricultores e produtores rurais, para orientar a população sobre os perigos das queimadas para a saúde.
Reuniões com prefeituras e secretarias de meio ambiente fortalecem ações de combate às queimadas e incêndios florestais
As ações são feitas em parceria com o Escritório Regional da Sedam em Ji-Paraná, representado pela assessora ambiental, Andressa Bilch, que ressalta a importância desse alinhamento junto aos municípios, criando assim, uma abertura para conversa entre a população e a Sedam, além do estreitamento da relação entre Estado e município, o que fortalece as campanhas de combate às queimadas e incêndios florestais.
Além disso, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) conta com o apoio da imprensa local para a divulgação das ações à população, por intermédio da realização de entrevistas e participação em programas de rádio e TV.
O trabalho realizado pela Ceam é guiado pelo relatório de focos de calor disponibilizado pela Coordenadoria de Geociências da Sedam, importante para identificar quais municípios estão mais comprometidos com os eventos de queimadas, e assim, prevenir focos de incêndio nestas regiões.
Para combater essas ações criminosas contra o meio ambiente, são disponibilizados de canais de comunicação para denúncias: 0800 647 1150 (Sedam) e 190 (Polícia Ambiental). Outra ferramenta disponível é o aplicativo Guardiões da Amazônia, onde as denúncias podem ser anônimas ou identificadas. No aplicativo tem ainda a opção de registrar as proporções dos crimes ambientais em si, além de um campo para descrever observações.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/06/sedam-intensifica-acoes-de-educacao-ambiental-em-campanha-de-prevencao-as-queimadas-e-incendios-florestais,106938.shtml