Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 06/07/2021 às 15h21
Podemos – Na Opinião do último sábado (3) com o título “Grandes grupos políticos articulam Eleições 2022 em Rondônia” do RONDONIADINÂMICA, o jovem deputado federal, Léo Moraes, presidente do Podemos no Estado não foi citado. Não por esquecimento, mas porque pouco se tem comentado sobre o futuro do partido em termos de parcerias nos bastidores da política. Talvez seja estratégia. Em passado recente até se comentou sobre uma parceria forte e de futuro com o PSB, presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif, que passou por problemas de saúde recentemente e não tem participado diretamente das negociações políticas. A parceria envolveria o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos consecutivos), Jesualdo Pires, do PSB. Ocorre que a união de forças pode ocorrer, o problema é saber qual a intenção de Nazif: reeleição ou Senado? Se for ao Senado, as chances são enormes de uma composição Léo Moraes governador e Jesualdo vice.
Podemos/PSB II – As pessoas com maior proximidade a Léo Moraes dizem que o deputado, ainda, não teria uma definição sobre uma candidatura a governador ou ao Senado. Em qualquer das hipóteses o nome de Jesualdo seria o pilar para uma parceria de peso político-eleitoral. Caso Nazif tenha condições de concorrer e opte pela reeleição, a dobradinha de Léo governador e Jesualdo vice; ou Léo ao Senado e Jesualdo governador e, mesmo Jesualdo governo e Léo senador tendo Nazif como candidato à reeleição teríamos um trio com muita capacidade de voto. Jesualdo foi o quarto mais bem votado com 195.641 votos nas eleições ao Senado de 2018; Léo Moraes foi reeleito com 69.595 votos, o mais bem votado e Nazif reeleito com 30.399 votos, o sétimo mais bem votado. Não há dúvida que é um grupo encorpado eleitoralmente, pois todos são bons de votos.
Pedintes – O assunto já foi abordado pela coluna e, devido à importância social voltamos a bater nas mesmas teclas. O que está ocorrendo com os setores de assistência social da Prefeitura de Porto Velho e do governo do Estado? É impressionante o volume de pedintes nas ruas e avenidas da capital. Nos semáforos da área central desde as primeiras horas da manhã homens e mulheres venezuelanos estão com crianças de colo pedindo ajuda no meio dos carros. Não é possível que essas pessoas, muitos homens com plenas condições de trabalhar explorem as mulheres e os filhos, em vários casos até crianças com 6, 7 anos, que deveriam estar na escola fiquem a maior parte do dia nas ruas com o sol escaldante que ilumina Rondônia diariamente.
Pedintes II – Não é possível, que município e Estado não tenham condições de empregar esses marmanjos, pois muitos deles exploram as mulheres e as crianças. É necessário, que coloquem os pequenos em creches e escolas e deem assistência e orientação às mães. O assunto é gravíssimo, pois envolve exploração a mulher-mãe e as crianças, a maioria venezuelanos e alguns bolivianos. Porto Velho também tem muitos haitianos, mas a maioria está trabalhando, pois são pessoas, que buscam o trabalho e conseguem emprego. O caso dos venezuelanos é preocupante, pois uma das avenidas mais movimentadas da capital, a Jorge Teixeira, que boa parte é a BR 319, tem tráfego pesado de carretas, bitrens e treminhões. Assusta e preocupa pais e mães com crianças de colo ou sendo puxadas pelas mãos circularem no meio dos veículos em busca de ajuda. Até parece que não existe o Conselho Tutelar na capital. É o fim da rosca...
Calendário – No próximo ano teremos eleições gerais para escolha do presidente da República, governadores e vices; uma das três vagas por Estado e do Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Quem pretende mudar de partido ou se filiar para poder candidatar-se a cargo eletivo no próximo ano tem o prazo até 7 de abril de 2022. As convenções para escolha dos candidatos serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto e o prazo para registro de candidaturas 15 de agosto do próximo ano. A Justiça Eleitora tem prazo até 17 de setembro para julgar todos os casos de registro de candidaturas visando as eleições de 2022. A propaganda eleitoral gratuita estará liberada a partir de agosto e os candidatos terão praticamente somente mais o mês de setembro para a campanha eleitoral, pois o primeiro turno será dia 7 de outubro e onde houver necessidade do segundo, 28, último domingo do mês.
Respigo
A região polarizada por Ouro Preto do Oeste, uma das mais progressistas e importante bacia leiteira do Estado contribui de forma decisiva para o desenvolvimento de Rondônia. O técnico em estatística (pesquisa) Juvenil Coelho tem percorrido o Estado com sua equipe ouvindo o povo sobre o desempenho dos prefeitos no primeiro semestre do mandato iniciado em janeiro último +++ O prefeito de Ouro Preto do Oeste, empresário Alex Testoni (DEM) estaria com a média de aprovação acima dos demais colegas da região da Grande Ouro Preto. Testoni está no terceiro mandato e tem experiência suficiente para conduzir de forma progressiva sua administração +++ Mais de 20 quilômetros de pavimentação asfáltica (recapeamento) estarão sendo executados neste mês em Ji-Paraná. Segundo o secretário de Obras, Enivaldo Soares a recuperação da malha asfáltica é determinação do prefeito, Isaú Fonseca (MDB) e faz parte do Plano de Governo +++ A Assembleia Legislativa (Ale) entrará em recesso a partir de amanhã (7). As sessões ordinárias, que são realizadas às terças-feiras e quartas-feiras só retornarão no próximo mês de agosto, a não ser, que o Poder Executivo convoque os deputados para sessões extraordinárias.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/07/leo-moraes-jesualdo-pires-e-mauro-nazif-entre-os-fortes-grupos-politicos-de-rondonia-a-critica-situacao-dos-pedintes-em-porto-velho-convencoes-das-eleicoes-2022-a-pouco-mais-de-um-ano-,107513.shtml