Redação
Publicada em 09/07/2021 às 10h21
Infelizmente não, Conhecido também como sibutramina ou pelo nome comercial de Reductil®, o Cloridrato de Sibutramina Monoidratado é um remédio indicado para o tratamento da obesidade. Nessa lógica, é considerada obesa aquela pessoa que tem um IMC maior ou igual a 30 kg/m².
Porém, cabe ressaltar que esse medicamento não atua sozinho no organismo. Geralmente, os médicos prescrevem uma dieta balanceada juntamente do uso da Sibutramina, além da prática de alguma atividade física. Nas próximas linhas, compreenda melhor esta substância!
História da sibutramina natural
Proibido em vários países desde 2011, o Cloridrato de Sibutramina Monoidratado é um medicamento comercializado no Brasil desde 1997. Para isso, ele possui autorização tanto da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) quanto da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).
Contudo, após estudos, esses órgãos chegaram à conclusão de que esse medicamento não deve ser utilizado em pacientes que possuem alto risco de problemas cardiovasculares, proibindo-o para essas pessoas.
A Sibutramina ajuda na perda de peso por atuar nos seguintes neurotransmissores cerebrais: serotonina, dopamina e noradrenalina. Entre outras funções, todos estão relacionados com a promoção da sensação de saciedade no indivíduo, reduzindo o quanto ele come.
Ao contrário de muitos medicamentos, a sibutramina natural também ajuda o paciente a manter o peso adequado. Para isso, ela deve estar aliada a uma boa dieta e a prática de exercícios físicos constantes. Além disso, um outro benefício do Cloridrato de Sibutramina Monoidratado é a redução nos níveis sanguíneos dos triglicerídeos e do LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim.
De forma lógica, a sibutramina natural não faz milagres e o tempo para o aparecimento dos resultados é de pelo menos 15 dias. Afinal, não existem substâncias milagrosas que fazem você perder quilos da noite para o dia, fuja desse tipo de informação falsa.
Posologia: como tomar cloridrato de sibutramina monoidratado
O cloridrato de sibutramina é um medicamento controlado e, por isso, normalmente é adquirido sob a retenção de receita médica. Em continuidade, ela deve ser tomada apenas uma vez ao dia, com preferência sempre para o mesmo horário, sem a necessidade de estar em jejum.
Um fato importante é que se o paciente esquecer de tomar o remédio em um dia, ele não deve tomar dois comprimidos no dia seguinte, em busca de compensar a dose do dia anterior. Nesse caso, apenas continue o tratamento normalmente.
Geralmente o médico indica uma dose inicial de 10 mg por dia, sendo que ela pode ser elevada após 4 semanas de tratamento para 15 mg.
O objetivo do tratamento é que o paciente perca pelo menos 2 kg no primeiro mês, mas somente o médico é quem pode realmente determinar o aumento da meta. Afinal, é necessário analisar a frequência cardíaca e a pressão arterial do paciente.
Nos primeiros 6 meses, estudos comprovam que os pacientes perdem em média 10 a 15% do peso. A partir desse ponto, o tratamento ainda deve ser mantido por um período de até 2 anos para que o paciente não volte a engordar.
Muitas vezes, se o tratamento não faz efeito nos primeiros três meses, o médico poderá descontinuá-lo.
Contraindicações da sibutramina
Como todo medicamento, a sibutramina natural tem uma série de contraindicações. Nesse raciocínio, ela não é indicada para pessoas que se encontram nas seguintes condições:
Pessoas com histórico de infarto ou doença coronariana
Problemas no coração
Histórico de AVC ou AIT
Arritmias cardíacas
Doença arterial periférica
Pessoas com problema de hipertensão arterial
Pessoas com Diabetes mellitus tipo 2 e que tenham alguma outra comorbidade como hipertensão arterial dislipidemia, tabagismo ou nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria
Pessoas com transtornos alimentares, como bulimia e anorexia
Pacientes que fazem uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAO)
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
Pessoas que sofrem de depressão grave
Pessoas com glaucoma de ângulo fechado
Pessoas com doença hepática
A sibutramina natural também pode ser utilizada junto com diferentes medicamentos, como fluoxetina, lítio, anfetaminas, eritromicina e outros. No entanto, sempre comunique o seu médico caso faça uso de alguma outra substância.
Onde posso encontrar dicas de Saúde?
Confirma mais dicas e outros informativos www.minhasaude.org
minhasaude.org é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/07/existe-sibutramina-natural,107778.shtml