Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 13/07/2021 às 15h04
Bloquete – A pavimentação das cidades utilizando bloquetes (blocos de cimento) em locais de menor movimento de veículos pesados sempre motivou comentários na coluna, pela sua importância econômica, social e ecológica. O bloquete tem ótima durabilidade, filtra aguas de chuvas, tem custo infinitamente menor que a massa asfáltica e de manutenção fácil. Em tempos difíceis como o atual, quando tiver início a colocação dos bloquetes a prefeitura poderia utilizar o método do ex-prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, que priorizava a mão de obra do pessoal da região favorecida com a pavimentação e orientação da área de engenharia da prefeitura. Boa parte dos bairros de Ji-Paraná é pavimentada com bloquete e apresentam excelentes resultados para o município e aos moradores.
Rolim – A Prefeitura de Rolim de Moura adquiriu em passado recente uma máquina para industrializar bloquete. O equipamento nunca funcionou, pois apresentou defeito e somente agora, dois anos depois está sendo efetuado o conserto pela administração do prefeito Aldo Júlio (MDB). A máquina foi quitada pela prefeitura, mas a empresa entregou-a com defeito e não realizou o reparo, pois estava em garantia e nunca conseguiu ser utilizada. Rolim é uma cidade de traçado moderno, com avenidas longas e largas e amplos canteiros centrais. Os locais de estacionamentos utilizam bloquete, de custo menor, durável e de fácil colocação e, devido a máquina não funcionar os trabalhos estavam paralisados. Agora os reparos estão sendo feitos e, em breve o bloqueteamento será utilizado em larga escala na pavimentação da área urbana. Por que as cidades vizinhas não firmam convênio com Rolim e utilizam o bloquete na pavimentação?
Reeleição – O líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale), Luizinho Goebel (PV-Vilhena), hoje, nome de maior expressão política no Cone Sul, está sendo cotado a concorrer a vice do governador Marcos Rocha (Sem Partido), que pretende disputar a reeleição em 2022. O deputado Luizinho Goebel está no quarto mandato consecutivo e, segundo ele, seu objetivo nas eleições do próximo ano é buscar mais uma reeleição. Além de atuar com destaque no Cone Sul, Goebel também tem ótima atuação parlamentar na região polarizada por Alvorada do Oeste e nos demais municípios ao longo da BR 429, que liga Presidente Médici a Costa Marques.
Vilhena – A parceria entre a Prefeitura de Vilhena, Faculdade Marechal Rondon (Faron) e a cooperativa Sicoob Credisul para reforma e ampliação em quatro escolas municipais é um exemplo na administração pública em Rondônia. Alunos da área de engenharia da Faron preparam os projetos assistidos pelos professores, a Sicoob entra com recursos financeiros e a municipalidade na execução das obras. Serão favorecidas as escolas Ivete Brustolin, Bianca e Leonardo, Marizeti Mendes e Nina Paul. Reforma do refeitório, brinquedoteca, sala de creche com banheiro solário e depósito na escola Nina Paul; refeitório com cozinha para as escolas Ivete Brustolin, Bianca e Leonardo, além de banheiros à escola Marizeti Mendes. O trabalho conjunto do setor público e privado só traz benefícios para a população, porém pouco utilizado por governadores e prefeitos, infelizmente.
Asfalto – A ação conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho, para aplicação do projeto “Tchau Poeira”, que é a “menina dos olhos” do governador Marcos Rocha (Sem Partido), que se prepara para a reeleição na capital é bom para Estado e município. A parceria prevê o asfaltamento de ruas nos bairros Santana, Aponiã e da rua Ibrahin Sued, no bairro Planalto na Zona Leste da capital. O distrito de União Bandeirantes também será favorecido com 12 quilômetros de asfalto. Há previsão de levar o “Tchau Poeira” para os distritos de Extrema, Jacy-Paraná e Nova Califórnia.
Respigo
Na coluna de ontem (12) colocamos nota sobre a situação da BR 364, rodovia que corta o Estado de Rondônia do Mato Grosso ao Acre, que não apresenta condições ideais de tráfego seguro. Hoje um acidente entre um ônibus da Prefeitura de Buritis e um caminhão-tanque terminou em tragédia com ambos pegando fogo às imediações de Itapuã do Oeste e três pessoas perderam a vida +++ Entra ano e passa ano sem que a 364 seja restaurada e não dependendo, apenas do trabalho de tapa-buracos, que é lucrativo para as empreiteiras e políticos corruptos. Até quando a “Rodovia da Morte” continuará sendo um corredor de tragédias? +++ Técnicos de a Energisa-RO estão alertando a população devido ao elevado volume de pessoas soltando pipas em Porto Velho e nas cidades do interior. Além do risco de acidente com morte ao tentar retirar pipas presas nos fios elétricos, um curto-circuito na rede pode deixar a região sem energia elétrica por horas +++ Muitas reclamações com a elevada temperatura na tarde de hoje (14) em Porto Velho. Termômetros marcavam 34 graus com sensação térmica de 35 graus.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/07/apos-dois-anos-rolim-de-moura-recupera-equipamento-para-fabricar-bloquetes-projeto-tchau-poeira-chega-a-porto-velho-parceria-em-vilhena-para-recuperar-escolas-,108074.shtml