Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/08/2021 às 15h05
Governador – Até o final desta primeira semana de agosto o Instituto Phoenix de Pesquisa, comandado pelo conhecido Juvenil Coelho estará apresentando resultado do segundo trabalho, realizado durante dias na maioria dos municípios do Estado, para saber do eleitorado, quais são os nomes em maior evidência para os cargos majoritários e proporcionais visando as eleições de outubro do próximo ano. Segundo Juvenil não há muitas novidades sobre a preferência do eleitor por determinados políticos, que já estão há tempo militando, mas também há nomes novos em evidência, que poderão surpreender em 2022.
Governador II – A disputa pelo governo do Estado, cargo hoje ocupado por Marcos Rocha, eleito em 2018 pelo PSL, mas hoje está sem partido é acirrada, segundo o Phoenix. O ex-governador Ivo Cassol (PP), o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB) e o deputado federal Léo Moraes e presidente regional do Podemos estão acima dos dois dígitos (10% a 20%), mas seguidos de perto pelo senador Marcos Rogério, presidente do diretório regional do DEM, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB e o governador Marcos Rocha (entre 5% a 9,9%). Abaixo de 5% estão Ramon Cujuí (PT) e Jaime Bagattoli com menos de 5% das intenções de voto. As eleições 2022 prometem.
Theobroma – A deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Ale-RO, Cássia Muleta (Podemos-Jaru) participa da assinatura da Ordem de Serviço (OS) do governo do Estado, via DER, para obras de pavimentação e recuperação de ruas (tapa-buracos) em Theobroma. Os R$ 800 mil são oriundos de emenda parlamentar da deputada Cássia Muleta para obras de infraestrutura na cidade. Ainda para obras de infraestrutura, mas rural também foi liberada emenda da deputada Cássia de R$ 150 mil para compra de tubos corrugados PAD, para substituição de pontes em estradas vicinais do município. O prefeito Gilliar Gomes (PSD) agradeceu a deputada “uma parceira da nossa administração”, e Cássia disse, que continuará “trabalhando diuturnamente em favor dos municípios visando a melhoria da qualidade de vida da população”.
Ouro Preto – Não é das mais cômodas a situação do prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (DEM) e do seu vice, Peragibe Félix (PSDB). O Ministério Público Federal (MPF) denunciou prefeito e vice que não estavam em condições de elegibilidade nas eleições de novembro de 2020. Segundo a denúncia, Peragibe não teria se filiado ao PSDB em tempo hábil estipulado pela Justiça Eleitoral e, por isso, estaria impossibilitado de concorrer. Caso Testoni e Peragibe sejam cassados, como prevê o processo em andamento, Ouro Preto do Oeste terá que realizar novas eleições a prefeito e vice. Resta saber se, caso isso ocorra, Testoni, e Peragibe, agora com o prazo legal de filiação do vice, porque já se passaram mais de 7 meses das eleições poderão concorrer.
Assembleia – Na sessão ordinária que marcará o início dos trabalhos legislativos dos deputados estaduais no segundo semestre, que ocorrerá a partir das 15h30 de amanhã (3) o parlamento estadual terá um novo integrante. O ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PR-PVH), que era primeiro suplente, assumirá a titularidade no lugar de Aélcio da TV (PP-PVH), que teve o diploma cassado pelos Justiça Eleitoral. Aélcio perdeu o mandato, porque na campanha eleitoral de 2018 utilizou horário de programa de televisão, além do permitido pela Lei Eleitoral. Apesar de estar na suplência, Ribamar Araújo é um político experiente e dará início ao seu sexto mandato no parlamento estadual.
Respigo
Sábado (31) e domingo (1º) não ocorreram mortes relacionadas ao coronavírus em Rondônia. O índice de contaminação caiu bastante, o que demonstra que o vírus está quase sob controle +++ Porto Velho está firme no combate e controle do covid-19 utilizando a vacinação. Na 8ª edição do drive-thru realizado na noite da última sexta-feira (30) foram vacinadas dezenas de pessoas com idade acima de 25 anos, no Prédio do Relógio, onde funciona a prefeitura +++ Impressionante como os golpistas utilizam os grandes sites de vendas (OLX, Mercado Livre, etc.) para ludibriarem as pessoas, principalmente na venda de veículos. Apresentam um carro “filé”, como dizem os rondonienses com várias fotos, mas não atendem telefone, só no WhatsApp e, depois de muita enrolação, para se evitar checar o veículo pessoalmente pedem uma “entrada” em dinheiro +++ E há casos que os golpistas utilizam até nomes de revendedoras de veículos tradicionais no Estado. Se você for comprar um carro, só pessoalmente e, após uma checagem da sua existência, além de documentação em dia +++ Quem estiver com conta de luz atrasada em Rondônia deve aproveitar a oportunidade que a Energisa, distribuidora de energia elétrica no Estado está oferecendo. O prazo vai até o próximo dia 10 para quem deseja negociar seja conta Residencial, Rural, Comercial ou Industrial +++ O débito pode ser pago à vista (desconto pode chegar a 40% para quem tiver com conta com mais de 180 dias de atraso). Ou parcelado no cartão em até 12 vezes no cartão de crédito ou na fatura de energia.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/08/instituto-divulga-pesquisa-a-governador-de-rondonia-seis-nomes-disputam-as-primeiras-colocacoes-emendas-de-r-850-mil-da-deputada-cassia-muleta-para-theobroma-,109651.shtml