Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 04/08/2021 às 15h02
Queimadas – Um dos inúmeros problemas ambientais de Rondônia são as queimadas criminosas, que ocorrem todos os anos no campo e nas cidades. A situação é grave, pois estamos em pleno verão amazônico (seca) e a fumaça toma conta dos Céus de Rondônia (nada a ver com o nosso lindo hino Céus de Rondônia) favorecendo a ampliação das doenças respiratórias e pulmonares principalmente em crianças e idosos, além das pessoas, que sofrem com asma, bronquite e outras doenças do gênero. A fiscalização, mesmo com o mundo digital favorecendo é deficiente e diariamente a população convive com dificuldades para respirar, mais à tarde e no período noturno, sem que sejam tomadas as devidas providências pela Sedam (meio ambiente), Ibama, etc.
Queimadas II – O fogo criminoso ocorre nas propriedades rurais, principalmente, porque a maioria dos proprietários não quer investir no preparo da terra para o plantio de soja, milho, café, além da pastagem, porque tem custo elevado e simplesmente tocam fogo não se preocupando com o meio ambiente, que fica poluído com a fumaça, além de prejudicar animais e humanos devido a problemas respiratórios. Engana-se quem pensa que os incêndios criminosos são provocados pelas derrubadas, outro crime, que existe, mas não na dimensão como se propaga, porque há uma fiscalização mais ostensiva e pressões dos órgãos ligados ao meio ambiente, mas áreas já desmatadas e que servem de pasto ou a plantio de grãos. Além do povo ter que conviver com a preocupação contra o coronavírus, a fumaça é outro fator que aumenta os casos de pessoas à procura de atendimento médico devido a poluição provocada pela fumaça. Até quando?
Feira – A pandemia que ainda, assusta e preocupa o mundo também prejudicou diretamente as feiras-exposições regionais. A Rondônia Rural Show realizada anualmente pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em Ji-Paraná, referência dos produtores rurais não aconteceu em 2020 e provavelmente este ano também não. Na próxima sexta-feira (6) a Seagri promoverá em Vilhena, no estacionamento da prefeitura, a 1ª Agroartes das 8h às 17h com a perspectiva de participação de cerca de 40 expositores, para a comercialização de alimentos e produtos artesanais. A meta é fomentar a agroindústria e o artesanato, que ficaram estagnados devido a pandemia. A feira, segundo o secretário da Agricultura Evandro Padovani, será realizada mensalmente nos municípios do Cone Sul e posteriormente nas demais regiões.
Compromisso – Ao assumir o cargo de deputado estadual, porque Aélcio da TV (PP-PVH) teve o diploma cassado pela Justiça Eleitoral, Ribamar Araújo (PR-PVH), que era o 1º suplente da coligação com o PTB e o PR nas eleições de 2018, foi efetivado como parlamentar. Ribamar disse no discurso de posse, após o juramento na sessão ordinária da Ale-RO de ontem (3), que devido a pandemia, não tinha convidados, “nem familiar, nem correligionários, nem eleitores, pois vivemos um período delicado e como não podemos chamar todos que nos apoiam, decidi não chamar ninguém”, disse. Ribamar agradeceu a todos que acreditaram no seu trabalho e propostas e foi taxativo quando afirmou: “minha única promessa neste momento é a que sempre me acompanha, que é de que nunca cairei na tentação do erro para não decepcionar quem me apoia, me acompanha. Peço a Deus, que antes disso acontecer, que me tire a vida, pois nunca irei decepcionar quem em mim acredita”.
Eleições – O fim das coligações que ocorreu desde as eleições de novembro 2020 adiadas de outubro devido a pandemia continua valendo para as eleições gerais do próximo ano. Hoje os candidatos mais bem votados de cada partido, desde que o quociente eleitoral seja alcançado, são considerados eleitos. As eleições a prefeito e vereador de 2020 foram as primeiras sem as coligações e não agradaram boa parte dos políticos. Comenta-se que as coligações poderão retornar para as eleições gerais do próximo ano, mas para que, qualquer mudança possa vigorar em 2022 é preciso, que sejam aprovadas um ano antes das eleições em primeiro turno, marcadas para o dia 2 de outubro do próximo ano, ou seja, estamos a menos de dois meses para extinguir o prazo e o fim das coligações permanecerem.
Respigo
A Assembleia Legislativa perdeu ontem (3) um dos seus mais eficientes colaboradores na área administrativa, o secretário legislativo da Ale, Uziel Trajano, servidor efetivo do legislativo estadual, que após lutar durante um bom período perdeu a batalha da vida para o convid-19. Nossos mais profundos sentimentos aos seus familiares +++ No próximo sábado (7) estará sendo realizada feijoada beneficente pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO) em Porto Velho. A entrega da feijoada, que custa R$ 30 será pelo sistema drive-thru, na Rua Clea Mercês, 4557, das 11h às 13h, Bairro Agenor de Carvalho +++ Há inúmeros voluntários vendendo a feijoada de enorme importância social neste momento difícil, mais para as entidades como a AMA, que tem significativo cunho social e não tem recursos próprios. Interessados que queiram colaborar também têm à disposição os telefones 9-9281.6875 e 9-9200.6465.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/08/deputado-ribamar-prefere-a-morte-que-enganar-o-povo-queimadas-criminosas-no-campo-e-nas-cidades-poluem-os-ceus-de-rondonia-eleicoes-gerais-de-2022-sem-coligacoes-,109859.shtml