Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 19/08/2021 às 15h05
Governador – O MDB de Rondônia tem dois nomes em condições de disputar o governo do Estado, nas eleições gerais do próximo ano, quando também serão eleitos o presidente da República, uma das três vagas ao Senado para os Estados e o Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas. O senador e ex-governador em dois mandatos seguidos, Confúcio Moura é um deles. O ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho também está entre os preferidos do partido à sucessão estadual de outubro do próximo ano e, com muitas chances de sucesso. Maurão foi candidato ao governo em 2018, ficou na terceira colocação com a diferença de 10.001 do atual governador, Marcos Rocha (Sem Partido), que foi o segundo colocado no primeiro turno e venceu ao ex-senador Expedito Júnior (PSDB), o mais bem votado no primeiro turno.
Governador II – A legislação eleitoral brasileira favorece certas jogadas, que poderão ser colocadas em prática pelo MDB nas Eleições 2022. Confúcio foi eleito senador para um mandato de 8 anos. Não terá problemas, caso peça licença (não é obrigatória) do cargo e concorra a governador no próximo ano assumirá o primeiro suplente. A licença não é necessária, mas é mais “honesta”, pois não há como prestar serviços como senador e participar de uma campanha política, por mais virtual que ela seja. O processo eleitoral também, poderá ser encurtado, caso o Senado chancele o que já foi aprovado na Câmara Federal, que é o retorno das coligações e existe até, a possibilidade de eleições, apenas no primeiro turno para as candidaturas majoritárias (presidente da República e governadores). Os senadores já estão analisando as alterações aprovadas pelos deputados. Se Confúcio for candidato e perder, reassume o cargo de senador, mas se elegendo tem que renunciar para que o 1º suplente assuma em definitivo.
Enquete – Amanhã, como está ocorrendo regulamente nas sextas-feiras o RONDONIA DINÂMICA estará colocando mais uma enquete política à disposição dos leitores. Assim como as enquetes anteriores (governador, senador e deputado federal) todas com ampla participação dos leitores, a próxima, que envolverá os ex-deputados estaduais deverá bater recorde de acessos e de pessoas votando. Nomes como das ex-deputadas Glaucione Rodrigues, Mileni Mota, Daniela Amorim estão entre as mulheres de maior potencial eleitoral do Estado.
Enquete II – A lista continua, com os ex-deputados Airton Gurgacz, Marcelino Tenório, Carlos Magno, Ezequiel Júnior, Hermínio Coelho, Tiziu Jidalías, Valdivino Tucura, Neri Firigolo, César Cassol, Jaques Testoni, Zequinha Araújo, Lorival Amorim, Edvaldo Soares, Só Na Bença, Cleiton Roque, Jesuíno Boabaid.
CUT – O sindicalista Raimundo Nonato, que durante muito tempo presidiu o Conselho Estadual de Saúde (CES), de Rondônia, depois de passar pelo buraco da agulha, porque escapou da covid-19, está novamente ativo na militância sindical. Raimundo Nonato, agora, está empenhado na eleição à vice-presidência da Executiva da CUT Rondônia, após a vacância do cargo. A eleição pelo sistema virtual para escolha do novo presidente ocorrerá no próximo dia 26, durante todo o dia e o combativo líder sindical deverá voltar a compor a diretoria da entidade para um mandato de 4 anos. O sindicalista é mais conhecido como “Raimundo da CUT”.
Respigo
Hoje é o Dia Mundial da Fotografia, profissão da maior importância, hoje um pouco banalizada, porque todo internauta se julga “fotógrafo” e “jornalista”. Poucos conhecem a arte de enquadrar uma foto, revelar um filme, copiar no papel com o ampliador, revelar e fixar a foto, tudo num compartimento escuro somente com a luz do ampliador +++ Hoje basta apontar a câmera do celular e apertar o botão. Os parabéns são para os profissionais da área, cada vez em menor número, mas da maior importância +++ A JTP Transporte, que responde pelo transporte coletivo urbano de Porto Velho deve rever a quantidade de ônibus colocados a circular nas linhas São Francisco, Guajará, Cohab, Cristal da Calama (via Esperança da Comunidade), que estão circulando superlotados, o que não é recomendável, pois estamos em período de pandemia. As aulas presenciais, em parte, já retornaram em vários colégios públicos e privados da capital e é grande o número de alunos que depende do transporte coletivo.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/08/maurao-e-confucio-sao-os-nomes-do-mdb-a-governador-rondonia-dinamica-quer-saber-quais-ex-deputados-poderao-retornar-a-ale-cut-rondonia-elege-vice-da-executiva-,111098.shtml