Redação
Publicada em 27/08/2021 às 10h54
Os carros são desenvolvidos, fabricados e vendidos com diferentes componentes como acessórios, equipamentos e peças. Muitas vezes, as pessoas acabam se confundindo com os nomes e as funções de cada um dos componentes, como acontece com os faróis e as lanternas, que não são a mesma coisa.
Há também, em alguns casos, uma confusão feita quanto às calotas, pneus e rodas. Saiba qual é a diferença entre pneus, rodas e calotas e conheça mais sobre esses componentes.
O que é uma calota?
As calotas estão presentes em quase todos os veículos que se movem pelas ruas das mais variadas cidades. Conhecida também como tampão de roda, a calota é um acessório utilizado para proteger as rodas do carro. Também é considerado como um item decorativo, tendo em vista que melhora o aspecto dos pneus ao ser acrescentada às rodas.
Existem diferentes modelos de calotas, que podem ser encontradas no mercado automotivo brasileiro em duas versões: calotas universais, que servem em muitos veículos, e as calotas feitas para determinado modelo de carro. Há também uma categorização das calotas quanto ao estilo: abertas, esportivas, fechadas e tunning.
As calotas abertas possuem aberturas entre as hastes, deixando as rodas mais visíveis, sendo muito utilizadas atualmente. As calotas fechadas, por outro lado, tampam as rodas do veículo por completo, sendo altamente encontradas em modelos de carros mais antigos.
Por fim, as calotas esportivas, como o próprio nome já diz, proporcionam um aspecto mais radical aos veículos, prezando a beleza do automóvel. Essas calotas são feitas especialmente para carros com aros maiores, de modo a combinar com as grandes rodas.
Por fim, as calotas tunning são feitas para quem deseja ter um carro estiloso e personalizado. Elas são exclusivas, ou seja, feitas sob medida. Assim, um especialista desenha a calota conforme a pessoa pedir, adquirindo um visual único e personalizado.
O que é um pneu?
Pode parecer algo banal, mas é preciso explicar a definição de pneus, para que não haja mais confusões. Os pneus são o único ponto de contato entre o carro e o solo. Diferentes pneus são encontrados no mercado, por conta dos diversos componentes que constroem cada um deles. A composição do pneu é feita com borracha natural, aço, produtos químicos e derivados do petróleo.
O Sindicato Nacional da Indústria de Pneumáticos, Câmaras de Ar e Camelback (SINPEC) informa que em pneus de passeio a borracha é a matéria-prima predominante, sendo 14% natural e 27% sintética. Outros 28% são compostos por negro de fumo. O aço corresponde a 10% da composição e o material têxtil por 4%. Por fim, os derivados de petróleo e produtos químicos representam 17%.
Muitas pessoas não sabem, mas o pneu é a forma abreviada da palavra pneumático. Esse item circular se faz presente em quase todos os veículos conhecidos pelo ser humano, sejam eles terrestres como os carros, caminhões e motocicletas, ou aéreos como os aviões, que contam com pneus no trem de pouso.
Na maioria das aplicações, os pneus são preenchidos (inflados) com gases. Em alguns casos, como o de veículos agrícolas, os pneus podem ser preenchidos, parcialmente, com água, para reduzir a patinagem do maquinário e melhorar a tração do veículo. Para preenchê-los com gases, basta utilizar calibradores ou uma bomba de encher pneu.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/08/qual-a-diferenca-entre-pneus-rodas-e-calotas,111732.shtml