ASCOM / TCE-RO
Publicada em 27/08/2021 às 16h42
A Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) atende a nova política de gestão e desempenho estabelecida pelo Tribunal de Contas
Em uma ação coordenada pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), foi realizada nesta semana no Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas, a Reunião de Avaliação Estratégica (RAE), para apresentação dos avanços das ações estratégicas desenvolvidas pelo TCE-RO, sendo que 80% dos resultados já estão automatizados. A reunião contou com a participação do conselheiro presidente Paulo Curi Neto e de gestores da Corte de Contas.
O TCE-RO tem como estratégia organizacional dois eixos estratégicos. O Eixo I é da Educação e do Desenvolvimento Econômico e o Eixo II o Combate à Corrupção. Neste ciclo estratégico o foco é a alfabetização na idade certa. Os principais temas que têm sido trabalhados são a formação continuada de professores alfabetizadores e equipe escolar, avaliação e monitoramento de resultados de aprendizagem e busca ativa escolar.
Essa foi a primeira Reunião de Avaliação Estratégica (RAE). Atendendo a nova política de gestão e desempenho estabelecida pelo Tribunal de Contas, estão agendadas mais quatro RAEs que acontecerão nos meses de setembro, outubro, dezembro e a última em março de 2022, fechando este ciclo, em que serão apresentadas as metas e indicadores da avaliação setorial.
Gestores do TCE-RO e o conselheiro presidente Paulo Curi Neto participaram da reunião, realizada no Gabinete da Presidência
O presidente Paulo Curi afirmou que as unidades envolvidas demonstraram forte alinhamento objetivando contribuir para a melhoria das políticas de alfabetização, a fim de que, em um futuro próximo, realmente possam transformar a realidade das escolas públicas em Rondônia. Mencionou as conquistas das gestões anteriores que permitiram hoje ao Tribunal esse olhar “mais para fora” e, com isso, gerar impacto para o cidadão.
Os secretários de Planejamento, Felipe de Paula, e de Controle Externo, Marcus Cezar Santos Filho, agradeceram a todos os servidores, tendo em vista que os resultados alcançados só foram possíveis em razão do apoio de todas as unidades do Tribunal, que estiveram comprometidas com o êxito dessas ações.
RESULTADOS
Foi informado ainda que, até o mês de agosto, em uma ação coordenada pela Seplan em parceria com a Escola Superior de Contas, 850 profissionais da educação do município de Porto Velho participaram das oficinas de formação inicial. No total, participaram da formação 220 professores do 1º ano; 118 do 2º ano; 350 do 3º ano; 130 supervisores escolares; e 47 técnicos formadores.
Do alvo de 85% das ações estratégicas para este eixo, 53% já foram executadas. Dentre as entregas realizadas neste eixo pela Seplan e ESCon, estão a avaliação da política da alfabetização na idade certa; o eixo concepção de alfabetização e currículo; o eixo diretrizes estratégicas; o eixo avaliação diagnóstica; monitoramento dos planos de retorno às aulas presenciais; a permanência escolar; o eixo formação; o eixo formação; o eixo monitoramento e avaliação de resultados; e elaboração de instrumentos de monitoramento e avaliação de resultados.
As tratativas sobre a expansão do projeto de apoio à formação continuada de professores mediante a adesão dos munícipios já estão em andamento. Também foram citadas ações da SGCE, destacando a conclusão da auditoria na política de formação de professores em Porto Velho.
Dentre as ações de auditoria que estão sendo executadas em relação ao eixo da Educação estão a realização da ANOP–Semed Porto Velho; Plano de Retorno às Aulas; Busca Ativa Escolar; Permanência Escolar; Sinapse (TCU); Projeto Integrar. A partir de setembro estão previstos o Pós-Covid – Rede Escolar e o levantamento de Conselho Escolar.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/08/avancos-do-tce-ro-sao-apresentados-durante-reuniao-de-avaliacao-estrategica,111789.shtml