Rondoniadinamica
Publicada em 31/08/2021 às 11h08
Porto Velho, RO – “Não existe almoço de graça”. Foi assim, parafraseado o economista estadunidense Milton Friedman, que Marcos Rocha, governador de Rondônia, começou a responder um questionamento sobre a possibilidade de zerar o ICMS do combustível no Estado.
A resposta veio numa postagem onde o chefe do Executivo estadual veiculou um vídeo em que fala sobre eventual diminuição total do ICMS do gás de cozinha.
No trecho em que anuncia a investida, ele diz:
“[...] Após MUITOS ESTUDOS, queremos fazer história novamente! Não será missão fácil! Por isso ainda não posso garantir, pois não depende só da gente. Rondônia fez o dever de casa e vimos que temos condições, sem prejudicar a saúde das nossas finanças”.
E prossegue:
“Protocolamos o pedido junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), com a proposta que possibilite ao Estado de Rondônia ZERAR O ICMS do GÁS DE COZINHA. Vamos aguardar a votação. Se for autorizada, será um marco! Seremos o primeiro estado a fazer algo assim, em definitivo! É uma missão difícil, mas estamos trabalhando!”.
CONFIRA O VÍDEO
COMBUSTÍVEL
Na postagem, um usuário pergunta: “Referente aos Combustíveis Governador, pq não zera logo o ICMS do combustível também? Queremos saber [sic]”.
E o próprio governador responde:
“[...], não existe almoço de graça. Política econômica é algo muito sensível. Isso que estamos fazendo é inédito para um governo estadual. Você sabe algum governador que abaixou impostos? Isso nunca foi feito. Entenda que mesmo sendo um estado, pedimos uma redução % maior (veja o vídeo). Isso terá impacto mas calculamos isso. O comum/normal são governos aumentarem os impostos. Não deixei isso acontecer e agora quero reduzir! Isso é quase um experimento social.
Isso já foi muito estudo, mas não paramos ainda. A equipe está empenhada. Mas quero que isso chegue à população, seja repassado! E não que seja engolido no meio do caminho como vimos em outras situações.
Grande abraço”.
O ANÚNCIO INTEIRO NA POSTAGEM DIZ O SEGUINTE:
— Em 2019, quando assumimos, comentava-se que, como o estado foi entregue com valores abaixo da necessidade orçamentária, que seria impossível eu conseguir fazer o pagamento de policiais, professores, médicos e demais servidores. Era dado como inevitável ocorrer com Rondônia o que aconteceu em outros estados. Eu não permitiria isso!
— Coloquei a melhor equipe econômica em ação para salvarmos o Estado. A missão proposta arrancou risos da própria equipe. Algo praticamente impossível: solucionar SEM AUMENTAR OS IMPOSTOS.
— Porém, todos ali tiveram comigo a mesma fé e usaram mentes incríveis. Trabalhamos na base do suor e da fé. Cortamos gastos, luxos, privilégios e contratos que não atendiam a necessidade da população. Podamos a corrupção criando o primeiro pacote de medidas anticorrupção na história de Rondônia.
— A austeridade do bem deu certo. Conseguimos PAGAR TODOS os servidores (algo fora da realidade em outros estados). Um marco.
— Mas os recursos economizados foram mais importantes do que esperávamos. Ajudou nas diversas compras antecipadas da pandemia e na criação de programas como o AMPARO, que complementou o auxílio emergencial no estado. E em 21, FOMOS MUITO ALÉM. Com os valores economizados de forma inteligente, entregamos o maior projeto da história DE PAVIMENTAÇÃO de estradas municipais e estaduais de Rondônia.
— Após MUITOS ESTUDOS, queremos fazer história novamente! Não será missão fácil! Por isso ainda não posso garantir, pois não depende só da gente. Rondônia fez o dever de casa e vimos que temos condições, sem prejudicar a saúde das nossas finanças.
Protocolamos o pedido junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), com a proposta que possibilite ao Estado de Rondônia ZERAR O ICMS do GÁS DE COZINHA. Vamos aguardar a votação. Se for autorizada, será um marco! Seremos o primeiro estado a fazer algo assim, em definitivo! É uma missão difícil, mas estamos trabalhando!
Deus está abençoando! Permaneçamos com Ele.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/08/governador-de-rondonia-apos-questionamento-sobre-possibilidade-de-zerar-icms-do-combustivel-nao-existe-almoco-de-graca,111994.shtml