ASCOM/IFRO
Publicada em 10/09/2021 às 17h01
Os acadêmicos do primeiro período do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (CST Redes) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, apresentaram o site construído através da Curricularização da Extensão na disciplina de Introdução à Informática.
Considerando o cenário de distanciamento social, os alunos tiveram que desenvolver, sob orientação do professor da disciplina, Saulo Souza de Macedo, um site que contemplasse a ementa da disciplina e que, de alguma forma, fosse posto a serviço da sociedade. O site desenvolvido agrega conteúdos sobre Internet, Computador, Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas e Apresentações.
O objetivo é que o site seja utilizado para apoio em ações do ensino no próprio Instituto Federal. E também em ações de extensão, atendendo alunos e professores que necessitam aprender ou aplicar conhecimentos desses temas. O link para acessar o site é https://bit.ly/ifroredesdecomputadores.
Saulo relata que “o maior desafio da atividade foi juntar e integrar uma turma de iniciantes que nunca tiveram um contato físico ou pessoal. Tive que separar a turma em grupos e utilizei o WhatsApp como apoio. Para quebrar o gelo nesses grupos, fiz minha apresentação pessoal mais despojada e pedi na sequência para que cada um fizesse sua própria apresentação. Tivemos uma boa interação e sintonia, mesmo considerando este distanciamento natural do ensino remoto”.
Os alunos avaliaram bem a ação, dando maior sentido às atividades e conteúdos da ementa da disciplina. O site foi apresentado pelos alunos no último dia 4/9.
Para a discente Carolina Piana Serpa "foi uma experiência nova, tanto pelo conteúdo, quanto pela forma de organização. Desenvolver um site em equipe e a distância em meio ao isolamento social foi o maior desafio, mas o sentimento ao apresentar o resultado e assistir aos demais colegas apresentando foi extremamente satisfatório. Valeu a pena”.
O projeto contou ainda com a participação dos professores Albert França (IFAM) e do IFRO: Janaína Leite, Naira Arruda e Willis J. Rodrigues.
Sobre a Curricularização da Extensão
A Curricularização da Extensão é uma estratégia listada no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2022) que prevê a destinação de 10% da carga horária do currículo da graduação para ações de extensão, como forma de alavancar em 50% as matrículas no ensino superior.
Atualmente, considerando o cenário pandêmico, as ações de extensão e de pesquisa estão desobrigadas no IFRO, pois as atenções estão voltadas para o ensino remoto. No entanto, com apoio da tecnologia, o Professor Saulo Macedo considera que “é possível trabalhar a extensão mesmo que de forma remota. O site criado pela turma, que pode ser acessado pela internet, permite que se estabeleça o contato entre academia e sociedade”.
No IFRO, as ações da Curricularização da Extensão estão normatizadas pela Resolução 08/2019/Consup e sua aplicação é obrigatória no CST Redes.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/09/curso-superior-de-tecnologia-em-redes-de-computadores-cria-site-atraves-da-curricularizacao-da-extensao,112840.shtml