Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 24/09/2021 às 14h55
Ji-Paraná – A representatividade do município na Assembleia Legislativa (Ale), hoje, está limitada a dois deputados: Laerte Gomes (PSDB) e Jhony Paixão (PRB). A expectativa é que o município deverá eleger nas eleições do próximo ano mais dois deputados, além de reeleger os atuais. O ex-secretário de Estado, João Durval, do PP é um deles, a ex-vereadora do PT, Cláudia de Jesus também está na lista e o presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Fonseca (MDB). Como a perspectiva é Ji-Paraná garantir quatro nomes, dos cinco citados, um deverá ficar de fora. Faça sua aposta.
Escola – O deputado Jean Oliveira (MDB-PVH) esteve quinta-feira (23), na Escola do Legislativo. Jean e o diretor-geral, Fábio Ribeiro participaram de um a coletiva com a imprensa, abordando a abertura dos cursos de forma presencial e a cessão de parte das instalações da sede em Porto Velho, para vacinação contra o covid-19 a partir da próxima segunda-feira (27) em parceria com a prefeitura da capital. A escola, hoje exemplo no Estado na qualificação da mão de obra do sistema público (federal, estadual e municipal), foi fundada em pelo seu pai, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Ale, Carlão de Oliveira. Além de atender o setor público, a escola qualifica a população com as vagas excedentes. Serão ministrados na próxima semana os cursos de Redação Oficial, Libras para Atendimento ao Público, Secretariado nos Serviços Público Privado e Imagem Pessoal e Profissional com aulas pela manhã e à tarde.
Eleições – Na visita à Escola do Legislativo de Rondônia, que é um braço da Assembleia Legislativa (Ale) na área educacional, o vice-presidente da Mesa Diretora da Ale, Jean Oliveira, presidente do diretório regional do MDB de Porto Velho, disse que está atento às eleições gerais de outubro do próximo ano. Além dos deputados estaduais e federais, também serão eleitos o presidente da República, uma das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado e os governadores. O MDB, segundo Jean, está organizado no Estado. O partido não definiu quem será o candidato a governador. “Até às convenções teremos um nome em condições de ser vitorioso e governar o Estado a partir de 2023”, disse o parlamentar que trabalha sua candidatura à reeleição.
Candidatos – Mas o MDB, presidido no Estado pelo deputado federal, Lúcio Mosquini tem sim, dois nomes em condições de concorrer à sucessão estadual, ambos com ótimo poderio de voto. Um deles o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, que foi o candidato do partido em 2018 e derrotado no primeiro turno pelo atual governador, Marcos Rocha (PSL), por 10.001 votos. Está sem mandato e nome de força eleitoral para reivindicar a candidatura. O senador e ex-governador Confúcio Moura é sempre lembrado como candidato de ponta do partido. Ele diz que vai cumprir seu mandato de 8 anos (assumiu em 2019) no Senado, mas quem conhece o senador sabe que ele nem sempre deixa transparecer o futuro político e que deve buscar mais uma vez o cargo de governador. Quem viver verá...
Ônibus – A volta às aulas presenciais nas escolas públicas e privadas, a retomada dos trabalhos em todos os segmentos, antes limitados pela pandemia, aos poucos vão ganhando corpo. Com o covid-19 sendo controlado, graças a ampliação da aplicação de vacinas é possível notar maior movimentação de veículos e pessoas nas ruas e avenidas de Porto Velho, ou seja, o povo está retornando ao trabalho presencial. Os ônibus do transporte coletivo já estão circulando com lotação máxima e já existe a necessidade de ampliar a frota à disposição da população. Graças a ato do prefeito Hildon Chaves (PSDB) aprovado pela câmara de vereadores, o custo da passagem em Porto Velho, para quem tem o cartão COM Card custa R$ 2 até o dia 9 de novembro.
Respigo
As chuvas da manhã de hoje (24) contribuíram para a temperatura amena em Porto Velho. Até por volta das 12h os termômetros registravam 23 graus e a mesma sensação térmica +++ Mais uma vez o inverno amazônico (chuvas) está chegando e a BR 364, principal e mais importante rodovia federal em Rondônia não é restaurada e duplicada. Como ocorre todos os anos, foram feitos, apenas os trabalhos de tapa-buracos e recuperação de alguns trechos mais críticos +++ Há anos a rodovia, que em períodos de safras de grãos (soja e milho) do Estado e de parte do Mato Grosso movimenta cerca de 2,5 mil carretas, bitrens e treminhões por dia, que trazem o produto para exportação no porto graneleiro de Porto Velho, no rio Madeira precisa de restauração e duplicação. Mais um ano sem que a bancada federal (senadores e deputados), deputados estaduais, prefeitos, vereadores entidades representativas não pressionam o governo federal para adequar a BR 364 à demanda atual.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/09/escola-do-legislativo-ponto-de-vacinacao-a-partir-de-segunda-feira-confucio-e-maurao-sao-os-nomes-do-mdb-ao-governo-em-ji-parana-cinco-disputam-quatro-vagas-na-ale-,113965.shtml