José Luiz Alves
Publicada em 16/10/2021 às 08h20
Rondônia no III BRICS Internacional
O governador Marcos Rocha, acompanhado pelo Secretário de Agricultura, Evandro Padovani e técnicos do governo participa do Fórum Anual no Centro de Exposição “Expofórum” 2021 em São Petersburgo, como convidados, que será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro com apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa. O Fórum em formato de BRICS receberá 64 convidados de vários países, onde serão discutidos em forma de giroscópio, os “desafios ao desenvolvimento de um mundo em mudanças”, assim como os futuros negócios que cada país poderá oferecer. É uma tarefa importante que os rondonienses terão neste evento, uma vez que poderá mostrar que este estado, exporta carne, soja, milho e madeira, podendo ampliar os negócios oferecendo outros produtos como café e peixe revelando as potencialidades de um estado em desenvolvimento que também consome produtos importados de outras nações.
É importante ressaltar que participam do Fórum, líderes políticos e empresariais, altos funcionários governamentais e de organismos internacionais, que podem abrir portas interessantes para os mais diversos temas que disserta do meio-ambiente ao turismo. Potências como, Rússia anfitriã do evento, lá estarão Índia, China, África do Sul, México, entre outras nações que realizam negócios com o Brasil e por extensão com Rondônia.
Queda de 50% no consumo da carne em Rondônia
Conforme frisa o empresário do ramo de frigoríficos, no estado Leonel Bertolin, nos últimos dois meses o consumo da carne bovina caiu 50%, enquanto que as carnes de frangos e suínos obtiveram um crescimento na preferência dos consumidores em torno de 49%. Essa retração no consumo da carne bovina deve-se de acordo com o empresário, ao custo da arroba do boi gordo, assim como aos baixos salários que não acompanham a inflação que está batendo na casa dos dois dígitos.
Peixe em queda!
Nas gôndolas dos supermercados e feiras livres, o preço do peixe também está salgado, principalmente o tambaqui e pintado, espécies produzidos em cativeiros na região. A explicação para os valores dos pescados alcançarem também as estratosferas, facilitando os consumos das carnes de frango e suínos, cuja maioria vem do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, está no preço da ração que têm em suas composições milho e soja.
Feijoada salgada!
O churrasco naturalmente vem sendo dispensado nos finais de semana pelos consumidores, urbanos e rurais, nos restaurantes e churrascarias consultadas, o rodízio perdeu espaço para o consumo de alimentos por quilo. Também aquela feijoada, aos sábados recheada com produtos, tais como, pé, costelinha, orelha, rabo, pele, torresmo, lingüiça calabresa, charque e couve refogada e outros ingredientes, também está em processo de redução nas casas especializadas. Os preços dos produtos estão salgados, o que já foi “bóia” de escravo se tornou um prato quase indigesto para os mais aquinhoados.
Aguardando a Ministra
Os organizadores do III Fórum Rondoniense de “Responsabilidades compartilhadas entre o setor privado e público para manutenção da zona livre aftosa sem vacinação” que ocorrerá no próximo dia 30 de outubro no Parque de Exposições Hermínio Victorelli em Ji-paraná, aguardam com expectativa positiva a presença da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina na abertura do evento. Com uma ampla programação, o evento tem como objetivo envolver o setor público e privado na manutenção de Rondônia como área livre de febre aftosa.
Agro-presente!
Salatiel Rodrigues, presidente da Organização das Cooperativas de Rondônia (OCB), vê com entusiasmo o movimento liderado pelo Ministério da Agricultura e o setor cooperativista para desenvolver em termos comerciais beneficiando os pequenos e médios produtores rurais, o projeto “Agro-presente”. Acompanhado por um grupo de técnicos do Ministério da Agricultura, Salatiel visitou vários municípios levando a idéia que fora bem recebida pelos produtores rurais.
Pé na estrada!
Cumprindo uma vasta programação sobre a produção de café em Rondônia, assim como acompanhar os preparativos para a visita da Ministra da Agricultura, ao estado, o Secretário de Agricultura Evandro Padovani, vem se desdobrando para dar conta do recado, sem deixar a peteca cair. Neste final de semana tem evento em Cacoal e na sequência a visita da Ministra Teresa Cristina. O campo não pode parara!
Até a próxima
Para fugir da crise o melhor é esquecer que ela existe. Não olhe para trás, siga em frente, que um dia essa onda vai passar!
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/10/rondonia-no-iii-brics-internacional-queda-de-50-no-consumo-da-carne-em-rondonia-a-visita-da-ministra-da-agricultura,115623.shtml