Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/10/2021 às 14h44
Pesquisa – A disputa pelo governo de Rondônia em 2022, segundo recente sondagem de opinião pública realizada pelo Instituto Phoenix, caso as eleições fossem hoje, colocaria o deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) e o ex-governador (dois mandatos seguidos) e senador licenciado, para “tratar de assuntos particulares”, por 120 dias, Confúcio Moura (MDB) no segundo turno, pois é praticamente impossível alguém “liquidar a fatura” em um turno. Lógico que as eleições estão distantes, menos de 12 meses, mas até as convenções partidárias de abril do próximo ano as variantes serão muitas. Temos vários outros nomes em condições de se eleger, ou mesmo se reeleger, no caso o governador Marcos Rocha. A Phoenix também fez consultas sobre candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, mas estimativas proporcionais são distantes da realidade, pois a regionalidade influi de forma direta no resultado.
Pesquisa II – É grande o número de pessoas que criticam a realização de as pesquisas visando as eleições de outubro de 2022 estarem sendo realizadas com antecedência. Um dos argumentos é que os candidatos não foram oficializados e vários, que estão entre os escolhidos não estarão na disputa. Ocorre que pesquisar nos tempos atuais, onde a tecnologia dita as normas em praticamente tudo é fundamental para se alicerçar o futuro. Por isso é importante pesquisar, mas, para “consumo interno”, para que os dirigentes partidários saibam quem realmente tem condições de enfrentar as urnas. Conseguir um cargo eletivo nos tempos atuais é bem diferente de décadas atrás. Se antes o horário eleitoral, “santinhos” e o corpo-a-corpo faziam a diferença, hoje são as redes sociais. Grupo político, que tenha como objetivo eleger representantes nos cargos majoritários (presidente da República, governadores e prefeitos) e proporcionais (senadores, deputados e vereadores) devem se orientar por pesquisas regionalizas e dados científicos. A possibilidade de erro é mínima.
Pesquisa III – A opção por pesquisa não está limitada, apenas à área eleitoral. As empresas de porte utilizam o sistema para poder expandir seus negócios como as grandes redes de lojas, supermercados, atacadistas, pois somente tendo em mãos dados favoráveis é que os investimentos são liberados. Um exemplo comercial é em Porto Velho, que até o final do ano deverá ter mais uma unidade do Assaí Atacadista. O grupo já tem uma unidade na capital às margens da BR 364, no trecho Porto Velho a Candeias do Jamari inaugurada este ano, mesmo com a pandemia. A segunda unidade está em fase de construção na quadra onde era o extinto jornal centenário “Alto Madeira”, na rotatória da avenida Imigrantes com a BR 319 (trecho da avenida Jorge Teixeira). Abrir mais uma loja significa que a empresa tem dados suficientes da força econômica de Porto Velho. É sinônimo de progresso e desenvolvimento, pois a empresa não “chuta cachorro morto”, como se diz na gíria popular e deve ter pesquisado exaustivamente.
Deputados – Uma conhecida empresa de pesquisa de Rondônia está realizando há dias um amplo trabalho de campo na capital e no interior do Estado, que deverá ser mantido até o período das convenções partidárias em abril do próximo ano. A ação do instituto é meticulosa, pois, envolve o parlamento estadual e, como já dissemos, sondagem eleitoral proporcional exige consultas regionalizadas e estimuladas com pretensos candidatos de cada região. A população está sendo consultada sobre a possibilidade de reeleição dos 24 componentes da Assembleia Legislativa (Ale), que foi renovada em 2014 em 70% e em 2018 em torno de 50%. A perspectiva dos técnicos é que cerca de 50% das cadeiras da Casa do Povo será renovada nas eleições de outubro de 2022. Quem viver verá...
Respigo
A presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Teresa Cristina em Rondônia, para participar de evento em Ji-Paraná no próximo sábado (30) foi cancelada. A ministra tinha compromisso marcado com mais de mil produtores rurais no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, inclusive para entrega de títulos de regularização de terras, mas cancelou, segundo fontes confiáveis, devido a ciúmes de políticos da área federal +++ Bom o trabalho de tapa-buracos que está sendo realizado pela equipe do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) em ruas de bairros centrais e também nas zonas Leste e Sul. Como estamos em período de inverno amazônico (chuvas praticamente todos os dias) os pequenos buracos aumentam e o pavimento fica comprometido +++ O tapa-buracos soluciona momentaneamente a situação, mas caso o pavimento não seja recapeado a tendência é os buracos retornarem. A expectativa é que o recape seja realizado assim como em boa parte das ruas e avenidas da cidade.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/10/mdb-e-podemos-no-segundo-turno-na-sucessao-estadual-a-importancia-das-pesquisas-para-consumo-interno-ministra-da-agricultura-cancela-visita-a-ji-parana-,116455.shtml