Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 29/10/2021 às 14h57
PDT – Hoje o partido comandado pelo senador Acir Gurgacz, o PDT tem somente a deputada Rosângela Donadon, de Vilhena, como representante no parlamento estadual. A expectativa é que Rosângela, que é de família política tradicional no Cone Sul se reeleja sem muitas dificuldades em 2022, e tem trabalho bem para a região. Mas o PDT deverá eleger o ex-deputado Airton Gurgacz, que não conseguiu se reeleger em 2018, apesar de ampla folha de bons serviços prestados, pois há tempo ele vem trabalhando na capital e no interior com vistas às eleições do próximo ano. E de fato Airton, pessoa muito querida, não deverá ter problemas para voltar ao Parlamento Estadual em 2023.
PDT II – Presidido no Estado pelo senador Acir Gurgacz, que não concorrerá à reeleição, porque está inelegível o PDT tem que se renovar no Estado e buscar a filiação de novas lideranças. Em Porto Velho, por exemplo, o PDT não tem nenhum vereador. Não conseguiu eleger nenhum representante para o parlamento mirim nas eleições de 2018. Na Ale somente Rosângela Donadon, que deixou o na época PMDB para se filiar ao PDT e se reeleger em 2018, mas o partido perdeu representativa, porque não reelegeu Airton. Além do PDT, dos partidos considerados “de ponta”, o PT também não elegeu nenhum dos 21 vereadores em Porto Velho.
Podemos – O município de Pimenta Bueno voltou a ter representante na Assembleias Legislativa. Com a cassação do diploma do deputado Saulo Moreira (MDB-Ariquemes), após a recontagem dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assumiu em seu lugar o ex-prefeito de Pimenta Bueno, Jean Mendonça, do Podemos. Com a chegada de Jean ao Parlamento Estadual, o Podemos, que é presidido no Estado pelo deputado federal Léo Moraes, pretenso candidato a governador nas eleições de 2022, o partido passa a contar com três representantes na Assembleia Legislativa, a exemplo do PRB, comandado pelo presidente da Ale, Alex Redano. Como Léo Moraes tem pretensões de concorrer a governador nas eleições de outubro do próximo ano, a representatividade no legislativo estadual é da maior importância na disputa pela sucessão estadual.
Podemos II – A busca do maior cargo eletivo no Estado, o de governador exige não apenas boa vontade, mas muita organização, determinação e trabalho, além de representatividade política. Poder contar com três deputados em municípios estratégicos no colégio eleitoral, como Cássia Muleta (Podemos-Jaru), Cirone Deiró (Podemos-Cacoal) e agora Jean Mendonça (Podemos-Pimenta Bueno) representa muito numa disputa pelo voto. Os três municípios somaram mais de 170 mil eleitores nas eleições a prefeitos e vereadores em 2020. Outro detalhe importante: cada município (Jaru, Cacoal e Pimenta Bueno) tem somente um deputado e todos são do Podemos. Quem estuda e faz política sabe a importância de contar com representante Casa do Povo, inclusive para a região polarizada.
Cidadania – O deputado estadual Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale) propôs e foi aprovado pelos demais colegas, título de cidadania de Rondônia para a deputada federal Sílvia Cristina (PDT-RO), natural de Linhares (ES) e residente em Ji-Paraná, onde foi vereadora. Sílvia, após a cura de um câncer de mama no Hospital do Amor, de Barretos, trabalha exaustivamente na orientação e apoio junto à população luta pelo tratamento preventivo da doença. No dia 3 de dezembro próximo, estará sendo inaugurado o 1º Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia, em Ji-Paraná, para onde ela destinou recursos financeiros de emendas parlamentares superiores a R$ 32 milhões. Homenagem das mais justas do deputado Laerte à guerreira Sílvia Cristina.
Respigo
Quem depende de atendimento público deve antecipar seus compromissos para hoje (29). É que a maioria dos órgãos públicos (prefeituras, governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público) transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28, para segunda-feira (1º) +++ É importante lembrar que na terça-feira (2) é feriado nacional, Dia de Finados. Quase todos os órgãos públicos (federal, estadual e municipal) fecham hoje e retornarão no atendimento ao público na quarta-feira (3) funcionando no período, somente os serviços essenciais +++ Impressionante o movimento nas ruas e avenidas em Porto Velho, após às 13h de hoje (29). É que devido ao final de semana prolongado para o funcionalismo público devido ao feriado de Finados e ponto facultativo na segunda-feira, boa parte viaja, inclusive para outros estados +++ Era grande a movimentação no terminal rodoviário da capital e no aeroporto Jorge Teixeira. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já montou esquema especial para controlar o tráfego na BR 364 que aumentou muito desde o início da tarde.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/10/justa-homenagem-para-a-deputada-federal-silvia-cristina-podemos-ganha-forca-na-ale-com-novo-deputado-pdt-deve-se-fortalecer-no-estado-,116768.shtml