José Luiz Alves
Publicada em 30/10/2021 às 09h15
Movimentando Ji-paraná!
O III Fórum Rondoniense de “responsabilidades compartilhadas entre o setor privado e público para a manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação” está movimentando a cidade de Ji-paraná neste final de semana reunindo empresários da área do agronegócio, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, no sábado 30. Com a presença do Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária, Hélio Dias e outras autoridades. O evento está agendado com inicio para as 8:00 horas e termino às 13:00, onde são esperados mais de mil produtores rurais.
Seguro Rural
A criação de fundo agropecuário está sendo proposto pela Federação de Agricultura e sindicatos rurais para que Agência IDARON e FESA para ofereçam a cobertura financeira aos 14,8 milhões de cabeças de bovinos, com indenizações e cobertura de riscos da febre aftosa. De acordo com Hélio Dias, presidente da federação, o que se quer é a criação e regulamentação em lei de um seguro público privado pago com os recursos financeiros oriundos dos pagamentos dos GTAS de movimentação e abates via orçamento do FESA/IDARON.
Arroba do boi gordo em queda
Arroba do boi gordo continua caindo em todo o território nacional, em Rondônia não é diferente, aqui na quinta-feira (28) arroba foi comercializada a R$ 251,00, enquanto em outras praças como São Paulo e Minas Gerais e Goiás, girou na casa dos R$ 260,00. Também nos açougues e gôndolas dos supermercados aos consumidores os preços também caíram. Isso ainda é reflexo da suspensão de aquisição da carne brasileira pela China e Rússia.
Rondônia Rural Show
Também em Ji-Paraná, na sexta-feira (29) uma reunião entre o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, técnicos, produtores rurais e empresários, trataram sobre a próxima Rondônia Rural Show programada para ser realizada entre os dias 23 e 28 de maio de 2022. O objetivo do encontro foi o de delinear os encaminhamentos para que mais 200 empresas ligadas ao agronegócio montem estandes no Parque localizado a 12 quilômetros do centro da cidade.
Ampliando os negócios
Um grupo de empresários, rondonienses e bolivianos trabalha uma ampla proposta a ser encaminhada aos presidentes dos dois países com o objetivo de ampliar os negócios principalmente nas áreas dos setores rurais com um intercâmbio mais acentuado nas regiões fronteiriças, tendo como base no Brasil o município de Guajará-Mirim. Isso vai ser bom para os dois lados.
Adiantada
O cultivo da safra de soja 2021/2022, nas áreas ao longo da BR 364 entre Porto Velho e Ji-Paraná estão bem adiantadas com a oleosa cobrindo as lavouras verdejantes uma vez que as chuvas chegaram no tempo certo. Aumentou bastante às áreas plantadas, confirmando a projeção da Secretaria de Agricultura de que mais de 500 mil hectares foram cultivadas nesta safra.
Retomando o desenvolvimento
Nas principais cidades ao longo da BR 364, as atividades nas empresas e no comércio naturalmente estão sendo retomadas, porém com todos os cuidados recomendados pelas autoridades nas áreas de saúde. Os empresários e comerciantes se mostram otimista e trabalham para recuperar os prejuízos provocados pela pandemia.
Contas atrasadas
As contas provocadas pelo desarranjo, político e econômico brasileiro, somadas ao impacto da pandemia e projetadas para chegar no próximo ano, de acordo com empresários calejados e economistas experientes começam a dar sinais que podem mexer no bolso dos consumidores antes do final de 2021. É bom colocar a barba de molho para não ser apanhado de surpresa.
Finalizando
E percorrendo o interior de Rondônia que se pode observar que o campo não para e graças aos produtores rurais este estado continua equilibrado. Boa leitura.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/10/-iii-forum-rondoniense-de-responsabilidades-compartilhadas-criacao-de-fundo-agropecuario-impacto-da-pandemia,116814.shtml