Combate
Publicada em 30/10/2021 às 10h12
Glover Teixeira completou 42 anos na última quinta-feira, 28, mas a comemoração pode vir neste sábado. O brasileiro vai desafiar o campeão dos meio-pesados, Jan Blachowicz, em disputa que vale o título da categoria no UFC 267, em Abu Dhabi. O evento contará ainda com uma luta pelo cinturão interino dos galos entre Petr Yan e Cory Sandhagen, além de outros cinco brasileiros no card
Uma nova chance para Glover
Há nove anos no UFC, Glover Teixeira disputou o cinturão do evento pela primeira vez em 2014. Na época, ele vinha de cinco vitórias seguidas e estava invicto na organização, mas acabou superado pelo então campeão, Jon Jones, na decisão dos jurados.
O brasileiro chegou a oscilar e amargar alguns outros resultados negativos, mas uma nova sequência de cinco triunfos o credenciou para uma segunda chance pelo cobiçado cinturão da categoria até 93kg, desta vez em poder do polonês Jan Blachowicz.
- As coisas estão evoluindo muito rápido, as pessoas têm acesso à internet e tudo. Estava falando com o (Rodrigo) Minotauro que para a gente ver uma luta dele antes tinha que alugar um tape, a fita cassete. Hoje em dia tem tecnologia, as informações muito mais rápidas, e ter essas informações me ajudou muito. E também a disciplina de um atleta de verdade. Antigamente eu era lutador, brabo, não me disciplinava tanto. Fora de camp ficava muito pesado, bebia cachaça, bebia cerveja e chegava lá e saía na porrada. Hoje em dia me disciplino, vivo como um atleta de verdade. Foi isso que me ajudou (...). Na luta com o Jon Jones dei tudo que tinha dentro do octógono, não consegui trazer o cinturão, mas não dei tudo de mim na preparação para aquela luta. E é isso que aprendi nessa luta. Vou dar tudo de mim dentro do octógono e já dei tudo de mim na preparação - disse Glover ao Combate.
Blachowicz defenderá seu cinturão pela segunda vez. O título, que estava vago, foi conquistado em setembro do ano passado quando nocauteou Dominick Reyes. Em março, defendeu com sucesso pela primeira vez ao superar Israel Adesanya na decisão dos jurados.
- Acho que Glover encontrou o mesmo que eu encontrei há algumas lutas. Mentalmente, acho que ele é muito forte, que nem eu sou agora. Ele encontrou este caminho, como ser o melhor no mundo, e isso que tenho que me preocupar mais: sua experiência, seu jiu-jítsu, como ele pode te cansar na luta, como ele pode te pegar no seu jogo. Estou pronto para isso, fiz um ótimo camp e estou pronto para tudo que ele fizer - garantiu o campeão, quatro anos mais novo que o desafiante, em entrevista ao Combate.
Disputa pelo cinturão interino dos galos
Após ser desclassificado por aplicar um golpe ilegal e perder seu cinturão para Aljamain Sterling, em março, Petr Yan teria sua revanche neste sábado, mas o campeão ainda se recupera de uma cirurgia no pescoço e não foi liberado pelos médicos. Com isso, Cory Sandhagen foi convocado para enfrentar Yan na disputa pelo título interino.
O combate será a co-luta principal da noite.
Cinco brasileiros nas preliminares
Além de Glover na luta principal, o Brasil contará com mais seis representantes no UFC 267, todos no card preliminar.
Allan Puro Osso fará sua estreia na organização. Ele vai abrir o evento encarando Tagir Ulanbekov pelo peso-mosca.
Elizeu Capoeira subirá ao octógono para enfrentar Benoit Sait-Denis no peso-meio-médio, enquanto Ricardo Carcacinha lutará contra Zubaira Tukhugov pelo peso-pena.
Fechando o card preliminar, Amanda Ribas e Virna Jandiroba farão um duelo brasileiro pelo peso-palha.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/10/ufc-267-glover-teixeira-desafia-jan-blachowicz-pelo-cinturao-meio-pesado-do-ultimate,116827.shtml