Rondoniadinamica
Publicada em 04/11/2021 às 08h28
Porto Velho, RO – O presidente da República Jair Bolsonaro, sem partido, disse que a COP26 levou índia de Rondônia “para atacar o Brasil” em Glasgow.
Ele contou ter sofrido críticas por não ir à cerimônia de abertura da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) na Escócia.
“Tão reclamando que eu não fui pra Glasgow. Levaram uma índia pra lá pra substituir o Raoni [Metuktire, líder indígena], né? Para atacar o Brasil”, disse a apoiadores no Palácio da Alvorada.
Bolsonaro se referiu ao discurso da indígena brasileira Txai Suruí, de 24 anos, que representou os indígenas na conferência. Ela é ativista em Rondônia e defende o povo Paiter Suruí no Estado. O líder indígena Raoni Metuktire, da etnia caiapó, é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia.
O mandatário da União também alegou que representantes de outras nacionalidades não criticam os próprios países.
“Alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha? Alguém já viu atacando a França porque lá a legislação ambiental não é nada perto da nossa? Ninguém critica o próprio país. Alguém já viu americano criticando aí as queimadas lá no estado da Califórnia? É só aqui, só aqui.”
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/11/presidente-jair-bolsonaro-diz-que-cop26-levou-india-de-rondonia-para-atacar-o-brasil-em-glasgow,117070.shtml