Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/11/2021 às 15h06
Termoelétricas – Saudável ambiental e socialmente o trabalho da Energisa em Rondônia substituindo as termoelétricas, por usinas de energia limpa proveniente de hidrelétricas. O compromisso é de desativar 13 termoelétricas no Estado e seis delas já não existem mais. Segundo a assessoria da empresa, linhões de 205 quilômetros garantem as novas subestações dos municípios de Cujubim e Vale do Anari, ambos com população estimada em 37 mil pessoas e responsáveis por cerca de 36 mil toneladas de CO2 (dióxido) de carbono) por ano. O próximo passo é até dezembro desligar a termoelétrica de Buritis, que consome 24 milhões de litros de óleo diesel por ano, o equivalente a encher o tanque de uma caminhonete 300 mil vezes. A Energisa tem os seus defeitos, pois não é fácil se adequar ao clima da Amazônia, cobra caro pelo quilowatt de energia, mas também tem suas qualidades e importância vem dando conta do recado.
Ji-Paraná – Ótima a decisão do presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Paulo Sérgio Moura em promover mostra fotográfica com o título “Uma Nova Cidade”, que teve a participação de 87 fotógrafos (profissionais e amadores) e a seleção de 26 deles, que irão compor um painel em homenagem aos 44 anos de emancipação político-administrativa do município. São 243 trabalhos e 75 fotos pré-selecionadas destacando o desenvolvimento de Ji-Paraná durante o período, que ficarão expostas em um painel, que deverá estar concluído até o próximo dia 22.
Federais – Rondônia, a exemplo de vários estados tem oito deputados federais no Congresso Nacional. Sílvia Cristina (PDT), Lúcio Mosquini (MDB) e o coronel João Chrisóstomo Moura, que foi eleito pelo PSL, mas agora, devido a fusão com o DEM originando o União Brasil, ainda, não definiu o partido estão trabalhando a reeleição em 2022. Os especialistas em pesquisas garantem, que Mosquini não terá obstáculos para se reeleger, mas Sílvia Cristina e o coronel Chrisóstomo terão caminhos mais difíceis, mas não impossíveis. O jovem Expedito Netto, presidente do PSD em Rondônia deverá ser reeleito e provavelmente com a maior votação do Estado. Os demais estão cotados para concorrer a outros cargos. O presidente regional do PSB, Mauro Nazif é muito bem cotado junto ao funcionalismo público federal e, somente não se reelegerá, caso não concorra, pois recentemente teve problemas de saúde.
Federais II – A presidente regional do PP, Jaqueline Cassol, caso o irmão, ex-governador Ivo, concorra a governador ela deverá optar pela única das três vagas ao Senado. O presidente estadual do Podemos, Léo Moraes, trabalha uma candidatura a governador, mas o Senado não estaria fora de propósito. Com o ex-juiz Sérgio Moro se filiando no partido e provável candidato a presidente da República, o nome de Léo Moraes ganha força no Estado. Não está fora de cogitações uma candidatura ao Senado.
Federais II – Já a presidente do PSDB no Estado, Mariana Carvalho tem planos para concorrer ao Senado. Com o crescimento do nome do prefeito-eleito de Porto Velho, Hildon Chaves nas eleições de novembro de 2020 aumentou muito as chances de uma candidatura dele a governador. Chaves está entre os nomes de ponta na política regional, quando o assunto é à sucessão estadual. Uma dobradinha com Mariana ao Senado e Hildon Chaves ao governo certamente tem enormes chances de sucesso nas eleições do próximo ano. Mariana também não descarta a reeleição, onde não teria muitas dificuldades.
Respigo
Estamos na segunda quinzena do mês de novembro e não se obteve informações sobre valor de o orçamento do Estado de Rondônia para o próximo ano. Caso ele não seja discutido nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa (Ale) e debatido e votado em plenário, antes do recesso parlamentar (início da segunda quinzena de dezembro), o orçamento deste ano será acrescido de 1/12 avos para o próximo ano, até que seja votado e aprovado o de 2022 +++ No próximo dia 22 (segunda-feira) Ji-Paraná, segundo maior e mais importante município de Rondônia estará completando 44 anos de emancipação político-administrativa. O prefeito Isaú Fonseca (MDB) e sua equipe elaboraram uma ampla programação cívica-cultural-esportiva que terá início no domingo (21) encerrando na segunda-feira +++ Ji-Paraná também tem uma das mais bonitas ornamentações de Natal do Brasil, desde a época do ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB). A Casa do Papai Noel e a figura de Noel em tamanho gigante eram atrações turísticas nos finais de ano +++ Com o inverno amazônico (chuvas) em Rondônia a situação da BR 364 fica complicada, porque o trânsito se torna comprometido devido a deterioração da pista. A rodovia foi construída na década de 80 e não tem suporte para dar conta do tráfego atual, que é intenso em períodos de safras (milho, soja e café) e o tapa-buracos de todos os anos, não resolve, a não ser enriquecer empreiteiras +++ Há tempo cobramos a restauração do trecho entre Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros, que fica anualmente perigoso devido aos buracos. A 364 precisa de nova base e posteriormente a duplicação, porque favorece os acidentes e a rodovia já chamada de “Corredor da Morte”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/11/deputados-federais-de-rondonia-e-as-eleicoes-2022-varios-devem-concorrer-a-outros-cargos-termoeletrica-consome-24-milhoes-de-litros-de-diesel-por-ano-,118118.shtml