G1
Publicada em 23/11/2021 às 09h21
O manuscrito de Albert Einstein sobre teoria da relatividade geral será leiloado nesta terça-feira (23) em Paris, na França. O documento, que é um dos mais importante para a física moderna, está avaliado em 3,4 milhões de dólares.
"Einstein é alguém que manteve muito poucas notas, então o simples fato de o manuscrito ter sobrevivido e chegado até nós já o torna absolutamente extraordinário", disse Vincent Belloy, especialista do departamento de livros e manuscritos da casa de leilões Christies à Reuters.
Desenvolvida entre 1907 e 1915, a teoria geral da relatividade afirma que a gravidade é uma deformação do espaço e que corpos celestes massivos, como planetas e estrelas, podem deformar o espaço e o tempo ao seu redor. Essa teoria conseguiu explicar desde o nascimento do Universo até a órbita dos planetas e os buracos negros.
Apesar de ser o mais conhecido, Einstein não é o único autor deste documento. O engenheiro suiço/italiano, Michele Besso, também foi responsável pelo manuscrito, que possui 54 páginas e é um dos dois trabalhos remanescentes que registram o nascimento da teoria da relatividade.
O documento foi escrito entre 1913 e 1914, o que o torna ainda mais especial porque os manuscritos de Einstein antes de 1919 são considerados extremamente raros.
Segundo Belloy, o manuscrito descontrói a imagem popular de que Einstein era uma gênio absoluto e o apresenta como um cientista que, como qualquer outro, testa hipóteses e comete erros.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/11/manuscrito-de-einstein-sobre-a-teoria-da-relatividade-vai-a-leilao-em-paris,118538.shtml