Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 30/11/2021 às 14h55
Grupão – Recentemente publicamos na coluna, que estava sendo formado um forte grupo político integrado por partidos de peso político-eleitoral elevado, para concorrer nas eleições visando a única vaga ao Senado, e eleger a maioria das oito vagas à Câmara Federal, e das 24 na Assembleia Legislativa. No chamado “Grupão” estariam nomes de ponta da política regional, de comprovada eficiência eleitoral, tudo visando a sucessão estadual nas eleições de outubro de 2022. Os ajustes entre as lideranças foram discutidos amplamente nas últimas semanas, pois como estamos alertando há tempo, o governador Marcos Rocha, que deverá assumir a presidência do novo partido no Estado, o União Brasil, vem crescendo no processo de reeleição com programas de governo de elevado cunho social. Hoje, para os membros do futuro “Grupão”, o adversário a ser batido é Marcos Rocha.
Enquete – O RONDONIA DINÂMICA já disponibilizou enquete para saber do leitor-eleitor do site em qual dos dez nomes apresentados ele VOTARIA para o Senado. A lista é de candidatos bons de voto, que já comprovaram a popularidade nas ruas, como Expedito Júnior (Sem Partido), Jesualdo Pires (PSB), Fátima Cleide (PT, Léo Moraes (Podemos), Daniel Pereira (Solidariedade), Alex Redano (PRB), Mariana Carvalho (PSDB), Jaqueline Cassol (PP), Eduardo Japonês (PV) e Valdir Raupp (MDB). É um grupo de candidatos dos mais seletos e bom de voto: dois ex-governadores (Raupp e Daniel. Raupp também é ex-senador e Daniel ex-deputado estadual); três ex-senadores (Fátima, Raupp e Júnior), dois deputados federais (Léo e Jaqueline), um prefeito (Japonês), um ex-prefeito e ex-deputado estadual (Jesualdo) e um deputado estadual e presidente da Ale-RO (Redano). A enquete está no ar e será encerrada quinta-feira (2) às 9h. Vote.
Senador – Nas eleições do próximo ano, quando serão eleitos o presidente da República, governadores, deputados federais e estaduais, somente uma das três vagas ao Senado, de cada Estado e do Distrito Federal estarão na disputa. Em Rondônia a do senador Acir Gurgacz (PDT), que está inelegível e, caso tenha elegibilidade até as convenções partidárias do próximo ano a opção será concorrer ao governo do Estado e não para a reeleição. Vários nomes estão em condições de entrar na luta pelo cargo, dentre eles a deputada federal e presidente regional do PP, Jaqueline Cassol; ex-governador e presidente regional do Solidariedade, Daniel Pereira; prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB); ex-senador Expedito Júnior (Sem Partido); ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado federal Jesualdo Pires (PSB); deputado federal e presidente estadual do Podemos, Léo Moraes; ex-senadora Fátima Cleide, do PT e o ex-senador Valdir Raupp (MDB) são os mais bem cotados.
Câncer – Obra da maior importância será inaugurada na próxima sexta-feira (3) em Ji-Paraná, graças ao empenho da deputada federal Sílvia Cristina (PDT-RO), que destinou emendas parlamentares para construção do 1º Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia. Sílvia já esteve com a doença e conseguiu a cura. Desde seu período de apresentadora de TV, em Ji-Paraná, com muito sucesso, eleição para a câmara de vereadores e posteriormente à Câmara Federal, Sílvia Cristina desenvolve uma luta permanente contra o câncer alertando para o tratamento precoce, que é o melhor caminho. Na sexta-feira ela estará realizando um sonho, também o de muita gente, que é inaugurar o Centro de Prevenção e Diagnóstico da doença, que já enlutou e continua enlutando milhares de famílias. Parabéns para a guerreira Sílvia Cristina.
Hospital – Há momentos que só acontecem no mundo político, onde o dinheiro público, que geralmente é pessimamente empregado, quando não desviado, consegue ser aplicado com a devida coerência, responsabilidade e cautela. Há anos está em construção o Hospital Regional de Guajará-Mirim, onde já foram investidos milhões de reais na obra iniciada em 2013, está paralisada desde 2019 e nunca termina. Prédios públicos suntuosos, que foram iniciados anos depois já estão concluídos e abrigando pessoas de paletó e gravata, numa cidade, que agoniza economicamente há anos, e que não consegue nem viabilizar a Área de Livre Comércio, criada, ainda, na década de 90 e até hoje funcionando a “meia-boca”. A deputada Sílvia Cristina com parte das suas emendas construiu um Centro de Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná, e Guajará-Mirim, não consegue concluir um hospital decente e em condições de atender a população do município e da região. É o fim da rosca...
Respigo
A Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) amanhã (1º) das 8h ás 12h estará aberta para a doação de medula óssea. O ato de solidariedade é resultado de uma parceria entre a escola dos deputados e o Redome- Instituto Nacional de Câncer com apoio da Fhemeron (Fundação Hemeron-Banco de Sangue) +++ Para doar as pessoas devem ter entre 18 a 55 anos, que não tenham Aids ou câncer. Segundo diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, a doação também independe do peso, tipo sanguíneo, hipertensão, hepatite, diabetes e se o doador toma remédios controlados +++ Depois de um bom período sem atuar em Rondônia a nossa polícia de elite, a Federal (PF) realiza desde as primeiras horas da manhã de hoje (30) a Operação NegociATA. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em Rondônia e Minas Gerais de combate a fraudes na Receita Federal.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/11/liderancas-politicas-de-rondonia-formatam-grupao-visando-eleicoes-2022-enquete-na-disputa-da-unica-vaga-ao-senado-exemplo-politico-social-da-deputada-silvia-cristina-,119153.shtml