Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 08/12/2021 às 14h48
Vice – Como em política nada é impossível e, plagiando o saudoso ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, a sua frase que “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou” continua em evidência. Os comentários mais recentes nos bastidores da política em Rondônia são de a possibilidade do ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, do MDB, disputar as eleições gerais do próximo ano como candidato a vice, mas não do senador-licenciado Confúcio Moura, também do MDB, para uma chapa “Puro-Sangue”, como já se comentou, mas com o governador Marcos Rocha, que assumiu recentemente a presidência do mais novo partido do país, o União Brasil. Maurão seria o vice. O ex-presidente da Ale é bom de voto, tem uma ampla folha de bons serviços prestados ao Estado e Rocha trabalha com muita competência a sua reeleição. Quem viver verá...
PL – A informação é do sempre antenado na área, jornalista Fernando Garcia, proprietário do jornal “Folha da Mata” e editor da coluna “Porta Aberta”. Com a fusão do PSL e DEM o senador Marcos Rogério, que presidia o Democratas no Estado ficou sem partido. A fusão resultou no União Brasil que tem como presidente o governador Marcos Rocha, que foi eleito pelo PSL, mas estava sem partido. Segundo Garcia, Rogério quer a presidência do PL no Estado, que tem o ex-deputado (federal e estadual), Luiz Cláudio como presidente. Assumindo o PL em Rondônia, Marcos Rogério já teria o compromisso de apoiar o ex-senador Expedito Júnior, que deixou o PSDB e deverá se filiar ao PSD, presidido no Estado seu filho, deputado federal Expedito Netto. Sem mandato, Luiz Cláudio também deverá ficar sem o PL no Estado.
Federal – A presença em todas as solenidades de lançamento de programas ou inauguração de obras do governo do Estado, seja na capital ou no interior o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves marca presença, discursando ou participando da organização do evento. As pessoas mais próximas garantem que Júnior está disposto a enfrentar as urnas em outubro o próximo ano e a meta seria conquistar uma das oito vagas à Câmara Federal. Articulado, visionário e determinado em suas ações e com o apoio do governador Marcos Rocha (União Brasil), que disputará a reeleição, Júnior Gonçalves é um potencial candidato a deputado com enorme percentual positivo de conseguir sucesso.
Extraordinária – O presidente da assembleia Legislativa, Alex Redano (PRB), publicou no “Diário Oficial” de ontem (7), convocação dos “membros da Mesa Diretora para uma reunião extraordinária a partir das 17 horas do dia 8 de dezembro de 2021, no Gabinete da presidência, para conhecimento e apreciação do relatório do corregedor parlamentar, deputado Ezequiel Neiva, em relação a petição apresentada pelo Senhor Jesuíno Silva Boabaid e as providências a serem tomadas”. O relatório de Ezequiel pode resultar na cassação do colega deputado Geraldo da Rondônia (PSD), e a posse do primeiro suplente, Jesuíno Boabaid (PMN-PVH. Em agosto último, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia cassou Geraldo da Rondônia, por unanimidade, acusado de “usar recursos de origem desconhecida na campanha eleitoral de 2018”, quando se elegeu para a Assembleia Legislativa. A reunião da Mesa Diretora tem missão nada fácil, mas necessária, porque é função dos seus componentes.
Mudança – Quem tinha dúvidas que a deputada federal Sílvia Cristina estaria de saída do PDT, hoje não tem mais. Na inauguração do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia, na última sexta-feira (3) em Ji-Paraná o senador Acir Gurgacz, presidente do PDT no Estado e “padrinho” político de Sílvia Cristina participou da solenidade, apenas como convidado. Deram as cartas na inauguração o vice-governador José Jodan, o secretário de Estado da Saúde Fernando Máximo e o chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves. Sílvia Cristina estaria aguardando somente a “janela” para troca de partidos em março do próximo ano para se filiar ao PSB, presidido no Estado pelo deputado federal, Mauro Nazif.
Respigo
Provavelmente antes do Natal teremos uma operação monstra envolvendo corruptos no Estado. Quem praticou atos ilícitos no serviço público pode se preparar para passar as festas de final de ano em lugares nada confortáveis e sem o “cardápio” farto de final de ano +++ Hoje (8) o amigo e colega de trabalho no “Diário da Amazônia” e no ex-Decom (hoje Secom) do governo do Estado, Sílvio Santos, o saudoso Zekatraca, que nos deixou no último dia 30 de outubro, estaria completando 75 anos. Saudades e boas lembranças do amigo, que levou em sua privilegiada memória um dos mais importantes arquivos culturais e folclóricos de Rondônia +++ A coluna “Lenha na Fogueira” durante décadas foi referência da cultura regional. Beijos na Aninha, sua esposa, joia que ele nos deixou +++ Imperdível a matéria da competente jornalista Mirian Franco publicada em vários sites noticioso com o título “Sílvio Santos faria 75 anos neste 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora Conceição”. Realmente um primor de informação sobre a importância do Sílvio Santos na arte, folclore e cultura regionais.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/12/mesa-diretora-da-ale-define-futuro-do-deputado-geraldo-marcos-rogerio-devera-assumir-presidencia-do-pl-maurao-vice-de-marcos-rocha-em-2022-,119819.shtml