AFP
Publicada em 13/12/2021 às 15h29
A ex-ministra dinamarquesa de Imigração e Integração, Inger Stojberg, foi condenada nesta segunda-feira (13) a dois meses de prisão depois de ter ordenado a separação de vários casais de solicitantes de asilo, argumentando que a mulher era menor de idade.
"Inger Stojberg foi declarada culpada de ter violado de forma deliberada a lei de responsabilidade ministerial", disse o Tribunal de Destituição em um comunicado em que destacou que a condenação foi de 60 dias de prisão.
Stojberg foi acusada de violar a Convenção Europeia dos Direitos Humanos ao ordenar a separação de casais solicitantes de asilo, alguns dos quais tinham filhos, devido ao fato de a mulher ter menos de 18 anos.
A ex-ministra se declarou inocente neste processo que começou em setembro.
Em 2016, 23 casais, dos quais a maioria tinha pouca diferença de idade, foram separados sem uma análise individual dos casos, seguindo instruções do ministério.
A decisão da ministra foi classificada como "ilegal" devido ao fato de não ter realizado exceções e não ter pedido ao serviço de imigração que considerasse casos individuais.
Agora, o Parlamento deve se pronunciar se está desqualificada para ser deputada, mas essa decisão é independente da condenação.
Stojberg foi ministra de Imigração e Integração entre 2015 e 2019 como parte de um governo de centro-direita apoiado pelo partido de extrema direita populista Partido do Povo Dinamarquês.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/12/ex-ministra-dinamarquesa-e-condenada-por-ter-separado-casais-de-solicitantes-de-asilo,120196.shtml