Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 15/12/2021 às 14h42
Coligações/federações – O Brasil é mesmo um País do faz de conta. As coligações, que permitiam a união de partidos políticos e facilitavam a eleição de candidatos bem menos votados prejudicando muitos com votações superiores foram eliminadas nas eleições de 2020 (prefeito e vereadores). Como os caciques políticos se sentiram no prejuízo criaram as “federações”, ou seja, as coligações disfarçadas com algumas mudanças para justificar a “novidade” nas eleições do próximo ano, quando serão eleitos, presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado nos Estados e no Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais.
Coligações/federações II – As federações foram aprovadas em setembro último, mas não tinham sido regulamentadas, o que ocorreu esta semana. Elas exigem a criação de um programa comum para atuação no Parlamento, a obrigatoriedade de afinidade ideológica entre as legendas e a necessidade de união, tendo como prazo mínimo de 4 anos, sob pena de punições pela Justiça Eleitoral em caso de deserções. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que dois ou mais partidos com registro na Corte se unam com cada federação criando o seu CNPJ, que deverá ser aprovado pelo tribunal, além do cumprimento da cota de gênero, tanto para os partidos como para as federações nas candidaturas proporcionais para se evitar, que candidatas fiquem concentradas em legendas que recebem menos recursos. É o fim da rosca...
Horários - Independentemente do fuso horário a votação nas eleições de 2022 serão realizadas das 8h às 17h. Até as eleições de novembro de 2020, o Acre iniciava a votação às 7h com encerramento às 16h. Nas eleições de 2022 a votação no Acre será das 6h às 15h, Fernando de Noronha das 9h às 18h (horário local), Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Pará, das 7h às16h. Demais regiões, das 8h às 17h, horário de Brasília. Eleitores de Rondônia, Acre, Amazonas e os dois Mato Grosso terão que votar mais cedo nas eleições do próximo ano.
Recesso- Hoje (15) os deputados estaduais devem esticar a pauta na sessão ordinária, que não tem horário para ser finalizada. O governo do Estado já entregou o PCCS da Sesau, Fease, Sepog, Sedam, Iperon e a proposta de abono do Fundeb para servidores da Seduc (educação). O s trabalho somente serão encerrados, após a discussão e votação. Acreditam os deputados e assessores da área técnica da Assembleia Legislativa (Ale), que a sessão deverá entrar pela noite, mas a meta é limpar a pauta e abrir o período de recesso legislativo com a certeza da missão cumprida. Sessões plenárias a partir da próxima semana, somente extraordinárias. O retorno do recesso é 1º de fevereiro do próximo ano.
Confraternização – Os servidores (efetivos e comissionados) da Escola do Legislativo (EL), braço educacional da Ale-RO mantida pelos deputados promoveu na manhã de hoje (15) a confraternização de final de ano com a troca de presentes (Amigo Oculto) e um coffee break. O diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro coordenou as ações e fez um resumo dos trabalhos realizados este ano, mesmo com a pandemia, que, ainda assusta e preocupa o planeta. “Apesar de todas as dificuldades conseguimos capacitar centenas de servidores públicos e boa parte da comunidade oferecendo cursos de aprimoramento profissional”, argumentou Fábio Ribeiro.
Respigo
Muito prestigiado o recital de cordas da Orquestra em Ação, com violino, violoncelo e participação de mais de 300 pessoas na noite do último dia 14 em Ji-Paraná, no auditório Leila Barreiros. O ex-deputado estadual Airton Gurgacz e sua esposa, Solange, maiores incentivadores do projeto cultural no município estiveram prestigiando o concorrido evento em noite inesquecível +++ O Orquestra em ação atende crianças e adolescentes de forma gratuita. O projeto existe há 18 anos +++ A semana vai caminhando para o fim. O tempo fechado em Rondônia na última terça-feira (14) fomentou chuva desde a madrugada até o início da tarde +++ A previsão é que amanhã (16) ou sexta-feira (17) os céus de Rondônia provavelmente estarão mais coloridos com a presença de um novo “pássaro de ferro” adquirido recentemente pela Polícia Federal (PF), a nossa polícia de elite. Quem tem culpa no cartório não está conseguindo dormir desde o início da semana.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/12/federacoes-politicas-regulamentadas-e-liberadas-para-2022-e-o-jeitinho-brasileiro-para-disfarcar-as-coligacoes-deputados-fecham-o-ano-com-sessao-limpa-pauta-,120386.shtml