Assessoria/Prefeitura
Publicada em 20/12/2021 às 12h44
Em todas as edições são comercializados produtos que variaram da culinária a produtos de artesanatosMais que um encontro de negócios, a Feira da Mulher Empreendedora tem contribuído para a mudança de vida de centenas de mulheres tanto em situação de vulnerabilidade social quanto as que visam impulsionar os seus trabalhos. A última edição de 2021 ocorreu no Espaço Alternativo, no sábado passado (18).
A feira itinerante tem atuação direta do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DPPM) da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), contando com mais de 600 mulheres empreendedoras cadastradas desde 2017, ano em que foi implantada.
De acordo com a diretora do DPPM, Gina de Brito, cerca de 20 mulheres foram envolvidas na última edição, com exposição e comercialização de produtos que variaram da culinária a produtos de artesanatos, com o propósito de melhorar a autoestima das participantes, além de contribuir com a geração de renda das famílias.
“Apesar dos tempos desafiadores em virtude da pandemia, podemos dizer que foi um ano vitorioso. Ajudamos no empoderamento dessas mulheres, na luta contra a depressão, libertação da violência doméstica, capacitação para ter independência financeira e uma nova visão de futuro junto com seus filhos. E elas estão vindo, cada vez mais tem crescido o número de cadastros em nosso departamento. Uma alegria para nós em poder proporcionar esse crescimento”.
Os produtos expostos na feira retratam histórias de superação. Uma delas é a da artesã Solange de Oliveira Nascimento, que há exatamente um ano passou a fazer parte da Feira da Mulher Empreendedora. Atuante no ramo de arranjos de flores permanentes e cultivo de plantas, ela conta que encontrou no projeto uma forma de alavancar suas vendas, além de melhorar sua autoestima. “Eu soube da feira através de uma colega e vi a possibilidade de melhorar minha visão de empreender. Tive todo o auxílio e acolhimento da equipe do Departamento, em especial, da diretora Gina. E hoje, estou aqui na última edição do ano, vendendo as plantas e os arranjos, que são ótimas opções de presentes para o Natal. Tenho aprendido um pouco mais sobre comercialização de produtos, ser mais estrategista. Agradeço a toda a gestão municipal pelas oportunidades proporcionadas e pelo acolhimento. Valeu a pena”.
Satisfação também para quem visitou a feira pela primeira vez. Foi o caso de Ana Regina de Oliveira, que chegou a Porto Velho a pouco tempo com a família. Assim que soube da última edição, por meio das redes sociais, se interessou em conhecer. “Gostei muito de conhecer de perto a feira, com um bom atendimento, preços acessíveis e produtos de boa qualidade. Valeu a pena. A mensagem que deixo para essas empreendedoras é que não desistam de seus sonhos, pois eles serão alcançados".
A edição de encerramento das atividades deste ano foi marcada por uma programação especial, com a apresentação de cantata de Natal envolvendo dança, teatro e música aos visitantes.
SOBRE A FEIRA
Diretora do DPPM, Gina de BritoConforme explicado por Gina de Brito, outras mulheres também podem participar. Basta efetuar o cadastro no DPPM tanto na condição de empreendedoras quanto para participar de palestras e cursos, visando a sua independência financeira.
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o DPPM conseguiu realizar duas feiras por mês em 2021. Os eventos aconteceram na capital e também nos distritos.
A realização da última edição contou também com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/12/ultima-feira-da-mulher-empreendedora-de-2021-e-realizada-no-espaco-alternativo-com-programacao-especial,120726.shtml