Globoesporte.com
Publicada em 24/12/2021 às 10h31
São 69 anos de idade, mas o condicionamento físico é daqueles de impressionar. Foi após a aposentadoria que o paraibano José Guedes descobriu a sua paixão pelo atletismo. São mais de 15 anos dedicados à modalidade, disputando competições e acumulando medalhas. Em 2022, o atleta mira o alto: quer disputar as Olimpíadas Master, que vão acontecer em Kansai, no Japão. E, para chegar até lá, ele arrecada material reciclável, que é seu meio para angariar fundos para a sua viagem.
A vida de José Guedes era daquelas muito sossegada, tranquila até demais para um senhor que trabalhava como motorista de carreta. O fato é que ele nem queria saber de esporte, pelo menos até conhecer o atletismo, quanod já tinha 54 anos. Foi aí que sua vida mudou, e o aposentado jamais largou a modalidade, construindo uma trajetória que está prestes a completar 16 anos.
Hoje, na minha vida, a maior alegria é fazer atletismo. Eu entrei do nada e sou apaixonado pelo atletismo há mais de 15 anos. Espero seguir assim até os 100 anos.
— José Guedes.
Atualmente, José Guedes tem um vasto currículo. Já disputou competições de várias categorias, até mesmo a Corrida de São Silvestre e ainda provas de arremesso de martelo e lançamento de dardo. Contudo, as suas principais provas são mesmo os 100m e os 200m rasos.
Para o ano que vem, o paraibano tem um objetivo traçado: disputar as Olimpíadas Master, que acontece na cidade de Kansai, no Japão, em maio. Ele já tem até uma equipe para viajar para essa competição. No entanto, o que ele não conta é com patrocínio, por isso tem que se virar para investir e embarcar para o Oriente.
— A história do Japão aconteceu com um grupo de pessoas que viajam o mundo inteiro, eu vou com eles. O dinheiro é pouco, é verdade, mas eu vou conseguir e vou viajar para a competição também — afirmou.
Catar latinhas para arrecadar dinheiro
Aposentado e trilhando o seu caminho sem tantos recursos para investir no esporte, José Guedes segue trabalhando. É que a forma que ele encontrou para juntar dinheiro foi mesmo catando material reciclável. Ele conta que junta latinhas e vende para pagar algumas despesas. Com o foco nas Olimpíadas Master, esse ofício também vai somando na contribuição para conseguir chegar ao Japão.
— O que eu vou encontrando eu vou levando para casa. Não é muito caro, mas, quanto mais eu junto, mais eu ganho e vou pagando algumas despesas de competições. Então, para mim, é uma forma inteligente de juntar dinheiro — conta o atleta.
Guedes é aquele exemplo de que vontade e perseverança podem levar a grandes feitos. E não importa a idade. Hoje, aos 69 anos, vive o seu auge e quer ainda mais em 2022, mirando uma medalha nas Olimpíadas Master, a grande competição da categoria da qual o paraibano faz parte.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/12/aposentado-vende-latinhas-em-busca-de-recursos-para-disputar-as-olimpiadas-master-no-japao,121115.shtml