Waldir Costa/Rondoniadinamica
Publicada em 04/01/2022 às 15h11
Fidelidade – A chegada de janeiro marca o início de um ano eleitoral, pois teremos eleições gerais para escolha do presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais e os políticos se movimentam cedo. Apesar do período de férias a mobilização é notória nos bastidores da política. O recesso parlamentar envolvendo Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais será encerrado no final deste mês. Outro assunto emergente entre os políticos é de a possibilidade da troca da sigla partidária, dentro da legalidade, sem a perda de mandatos, por exemplo. É a fidelidade partidária.
Fidelidade II – No período de 1º a 31 de março próximo políticos poderão mudar de partido sem complicações com a Justiça Eleitoral. É a chamada Janela Eleitoral. Em Rondônia há vários casos de políticos mudando de partido, por questões ideológicas ou pessoais, situação que poderá mudar o cenário político-eleitoral para as eleições de outubro próximo. Um exemplo é do ex-prefeito de Ji-Paraná, e ex-deputado estadual Jesualdo Pires, que poderá deixar o PSB e se filiar ao PSD, presidido no Estado pelo deputado federal Expedito Netto. Hoje, Jesualdo certamente é o nome mais comentado entre os dirigentes partidários, para concorrer a vice-governador, ao governo do Estado e também para a única vaga ao Senado. Ele é bom de voto, pois foi deputado estadual, tem dois mandados seguidos como prefeito de Ji-Paraná, segundo maior e mais importante município de Rondônia com cerca de 90 mil eleitores. Nas eleições gerais de 2018 somou mais de 195 mil votos na disputa de vaga para o Senado.
Fidelidade III – Outro caso explícito é do deputado estadual Lazinho da Fetagro, que tem domicílio eleitoral em Jaru, e sempre foi militante ativo do PT. Nos últimos meses teve problemas com o diretório estadual e deverá aproveitar a Janela Eleitoral de março próximo para se filiar a outro partido político, provavelmente o PSB, presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif. Lazinho pretende concorrer em busca de mais um mandato, que seria o terceiro, já que foi reeleito em 2018 para o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Caso confirme sua filiação ao PSB, Lazinho manterá suas ações políticas de esquerda, como sempre foi na sua militância no PT e sempre foi um parlamentar bem atuante.
Reeleição – Existe expectativa e questionamento sobre a reeleição dos deputados estaduais. O parlamento estadual de Rondônia é composto de 24 deputados e pelo que tudo indica todos, sem exceção, estarão concorrendo a um novo mandato. Boa parte das 24 cadeiras é ocupada, hoje, por deputados com trabalho consolidado junto aos eleitores e com apoio da maioria dos prefeitos e vereadores, que foram eleitos e reeleitos nas eleições de novembro de 2020. Vários vereadores de Porto Velho já se manifestaram, que estarão na disputa por vagas na Ale-RO, por isso, já é possível notar considerável movimentação na política regional. O candidato a deputado estadual depende muito do apoio de prefeitos e vereadores, pois são eles que estão em contato permanente com o eleitor. O ano promete.
Saúde – O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB-Ariquemes) conseguiu a liberação pelo governo do Estado, de recursos financeiros no valor de R$ 100 mil para o município de Rio Crespo, na região do Vale do Jamari, que serão aplicados pela prefeitura na área de saúde. Segundo Redano, "a saúde sempre requer mais atenção e investimentos, em especial nos tempos de pandemia, como o que, ainda, atravessamos. Esse recurso que buscamos junto ao Governo para apoiar o município vai ser importante para abastecer as unidades de saúde de Rio Crespo". A busca de recursos via governo do Estado pelo presidente da Ale, Alex Redano é constante, “pois sabemos das dificuldades dos municípios, mais acentuadas na área de saúde, devido a pandemia”.
Respigo
É tradição vereadores de Porto Velho se elegerem a cargos eletivos de maior relevância. Avaliando casos mais recentes, destaques para Mariana Carvalho e Léo Moraes, que presidem, respectivamente o PSDB e Podemos em Rondônia e hoje são deputados federais +++ os deputados estaduais Alan Queiroz (PSDB), Anderson Pereira (Pros), Jair Montes (Avante), Jean Oliveira (MDB), Marcelo Cruz (Patriota) e Ribamar Araújo (PL) também já passaram pela vereança na capital. O vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB) foi vereador e presidente do legislativo municipal +++ A jovem e pujante Rondônia está de aniversário hoje (4). O Estado está comemorando 40 anos de instalação.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/01/mudancas-de-partidos-somente-em-marco-com-a-janela-partidaria-como-funciona-a-fidelidade-partidaria-a-importancia-do-cargo-de-vereador,121680.shtml