Vanessa Moura/Secom
Publicada em 31/01/2022 às 11h56
Moradores de Porto Velho são contemplados com serviços sociais do projeto “Rondônia Cidadã” realizado pelo Governo de Rondônia. Os serviços iniciaram no último sábado (28) e seguiram até o domingo (30), na Escola Marcos de Barros Freire, no bairro Ronaldo Aragão, na zona Leste da Capital.
Durante a ação foram disponibilizados vários serviços de cidadania à população por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). “Esse projeto começou como ‘Seas Cidadã’, evoluiu e esse ano se transformou em Rondônia Cidadã, onde reúne serviços sociais das secretarias do Estado e parceiros, que são levados mais próximos da população. Pensando na correria da semana das famílias rondonienses, decidimos realizar as ações nos finais de semana. E assim estamos promovendo uma assistência social de qualidade, para garantir acesso a direitos”, destacou a secretária da Seas, Luana Rocha.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a sensibilidade da Seas em propor uma nova nomenclatura para o projeto, por entender que se trata do Governo levando serviços sociais para os rondonienses e acrescentou que as secretarias trabalham de forma humanizada e unida.
“Ofertar assistência aos rondonienses é essencial, por isso o Governo do Estado está estendendo a mão para quem precisa por meio do ‘Rondônia Cidadã’. E paralelo a assistência, estamos criando condições para que a população tenha mais qualidade de vida e dignidade através dos investimentos que estamos fazendo nos 52 municípios com recurso próprio. Com a ampliação do desenvolvimento, Rondônia tem se destacado no Brasil, isso torna o Estado mais atrativo para investimento, e gera mais renda e empregos, dignidade para nossa gente”, considera Marcos Rocha.
O Governo de Rondônia tem como objetivo se tornar um grande gerador de empregos no Brasil. Atualmente já é o Estado que tem a menor taxa de desocupação da região Norte.
Para o secretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, a cidadania é o princípio para alcançar essa meta. “A população carece desse acesso, que muitos anos o Estado falhou nisso, mas agora o Governo está mudando esse cenário. O desenvolvimento começa com a cidadania. Rondônia está se transformando, prova disso, é que problemas históricos como esse estão sendo resolvidos”, afirma o titular da pasta.
Para o secretário de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, o Estado está cumprindo o compromisso de desenvolver Rondônia com honra, em todos os eixos como a cidadania e também educação. Pela primeira vez Rondônia tem ônibus interestaduais para fazer excursões com alunos. Tem a sexta melhor educação do país e a primeira da região Norte.
Durante os dois dias de ação do projeto foram oferecidos serviços de emissão de 1ª e 2ª vias de documentos pessoais; passe livre para idosos, deficientes e pessoas em tratamento contra o câncer; elaboração de currículos; cadastramento no programa Geração Emprego; explicação sobre o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe),entre outros serviços.
O “Rondônia Cidadã” conta com o pacote de ações da Seas. Inclusive na abertura das atividades neste sábado foram entregues kits de enxoval por meio do programa “Mamãe Cheguei”, que acompanha a gestante e oferece gratuitamente as primeiras roupinha do bebê. “Essa iniciativa é muito importante vem em boa hora, quero agradecer a Seas e o Governo por isso”, afirma a dona de casa Emily Taís.
A Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) por meio do Tudo Aqui está oferecendo uma série de serviços como cadastro para empregos e emissão de documentos. “É uma satisfação apoiar a Seas com os serviços do Tudo Aqui. Juntos vamos levar cidadania a toda população”, afirma o superintendente da Sugesp, Carlos Lopes da Silva.
Ester Regis está desemprega e aproveitou o “Rondônia Cidadã” para dar o primeiro passo para voltar a ser inserida no mercado de trabalho. “Eu vim tirar minha Carteira de Trabalho que eu estava sem. Quero conseguir um emprego esse ano e para isso eu preciso ter a carteira. Com esses serviços que estão sendo oferecidos mais próximos da gente facilita muito”, argumentou.
O aposentado Gabriel Gaspar aproveitou a chance para fazer o Passe Livre do Idoso. “É muito bom ter esses serviços mais perto da gente”, reforça.
O Procon também está presente e oferece orientações aos consumidores.” É muito importante que estejamos cada vez mais próximos da população. São vários os serviços que estamos oferecendo como orientações de como proceder quando o consumidor tem reclamações contra empresas, fornecedor de produtos e serviços. Além disso estamos ofertando o cadastro de bloqueio telemarketing, que são aquelas ligações indesejadas oferecendo produtos. E também acompanhando o consumidor em caso dele querer resolver alguma pendência financeira” afirma o coordenador estadual do Procon, Ihgor Rego.
Também somam esforços com o Rondônia Cidadã órgãos como Superintendência Regional do Trabalho, Defensoria Pública, DER, Emater, Detran, Emater, Sipam e Casa Militar.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/01/por-meio-do-programa-rondonia-cidada-governo-leva-servicos-sociais-aos-moradores-de-porto-velho-,123505.shtml