Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/03/2022 às 13h29
Eleições – A parceria firmada entre o governador Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil e o prefeito (licenciado por 30 dias) de Porto Velho, Hildon Chaves visando as eleições gerais de outubro deste ano deixou evidente, que o senador Marcos Rogério, presidente estadual do PL, não será candidato a governador. Rogério deverá assumir um dos 11 ministérios, até o momento, que deverão ficarem vagos, porque seus titulares concorrerão a cargos eletivos este ano. Uma parceria entre Marcos Rogério e a primeira dama da capital, Yeda Chaves, seria muito bem composta com os votos do interior do senador e da capital da esposa de Hildon. Após a composição de Hildon e Rocha, mesmo que Yeda concorra à Câmara Federal, e não a vice, como se comenta, o governador será favorecido na sua pré-candidatura à reeleição com o apoio do casal, na capital.
Janela... – A partir de amanhã (3) os deputados estaduais e federais, que pretendam disputar a reeleição terão um prazo até o dia 1º de abril para, caso queiram trocar de partidos, não corram o risco de perder o mandato. É a chamada Janela Eleitoral, que possibilita essa opção aos parlamentares federais ou estaduais. Em Rondônia teremos vários deputados mudando de partido aproveitando a brecha proporcionada pela “janela”, porque estão insatisfeitos com sua sigla, como é o caso de Lazinho da Fetagro, de Jaru, filiado ao PT, que assinará ficha de filiação ao PSB, presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif, que deverá concorrer à reeleição nas eleições gerais de outubro próximo.
...partidária – Comenta-se nos bastidores da política, que o deputado estadual Luizinho Goebel, hoje no PV, deverá mudar de sigla partidária. Luizinho é líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale), está exercendo o quarto mandato consecutivo e com expectativa de conseguir o quinto sem muitas dificuldades. A informação é que Luizinho se filiará ao PSC. Hoje, com o fim das coligações e a opção das federações o processo político-eleitoral mudou muito. Antes o político “bom de voto” era a solução para os partidos de menor expressão, porque além de se eleger, ou reeleger, trazia outros candidatos em razão da legenda, mesmo com votações bem inferiores a outros. Com as federações se elegem somente os mais bem votados de cada partido, desde que atinjam o quociente eleitoral e a cláusula de barreira. É um quadro totalmente diferente das eleições de 2018, quando as coligações eram possíveis.
Carnaval – O mundo mudou muito, após a pandemia provocada pelo coronavírus. A Festa de Momo, que sempre mobilizou nos sábados que antecederam o evento a tradição regional com o desfile da Banda do Vai Quem Quer, comandada pelo saudoso Manelão (Manoel Mendonça), que levava às ruas de Porto Velho mais de 100 mil pessoas, este ano teve somente desfile virtual, comandado pela sua filha, Siça. Neste fevereiro a situação se agravou para os brincantes e não brincantes, porque, mesmo com os “pontos facultativos” provocados pelo Carnaval, quem planejava aproveitar os dias de folga viajando de carro ou ônibus ficou no prejuízo. As chuvas fortes do período interditaram a BR 364 às imediações de Ariquemes devido a alagações. Ontem (1º) foi reaberta, mas de forma lenta e gradativa (siga e pare), pois as obras de recuperação e suspensão do trecho alagado estão em andamento com previsão de conclusão para o próximo sábado (5). A opção foi o avião, com custo nem sempre disponível para a maioria da população e as dificuldades para a compra das passagens de última hora.
Composição – Circulou pelas redes sociais, que o ex-deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT), que tem domicílio eleitoral em Ji-Paraná, e há tempos trabalha sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa (Ale), seria vice de Vinícius Miguel, ex-secretário de Agricultura de Porto Velho, que estaria rumando para o PDT e viabilizando sua pré-candidatura a governador. Airton já foi vice-governador, do hoje senador Confúcio Moura (MDB), no primeiro mandato de (2011/14). Em 2014, Airton foi eleito deputado estadual e não conseguiu a reeleição em 2018, mesmo tendo votação superior a alguns colegas, hoje deputados, na época, devido as coligações. Uma chapa “puro sangue” do PDT dificilmente teria chances de chegar ao segundo turno nas eleições em Porto Velho, porque é muito difícil a decisão no 1º turno. E o PDT estaria perdendo uma ótima chance de garantir uma das 24 cadeiras da Ale-RO. Não se deve deixar o certo pelo duvidoso...
Respigo
Os católicos iniciam nesta Quarta-Feira de Cinzas (2) a quaresma, período em que a maioria deles faz o jejum de 40 dias onde o cristão é estimulado a desapegar o coração de todos os bens, que acaso o impeça de amar e servir a Deus acima de todas as coisas, inclusive na alimentação como a carne vermelha +++ É uma tradição católica que a cada ano perde seguidores. O mundo atual é extremamente virtual e os modos s costumes mudam de forma muito rápida, inclusive a prática do jejum +++ Oportuna, justa e coerente a decisão do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD) em atender as vítimas das enchentes, que desabrigou várias famílias no município. Méritos também para os vereadores, que aprovaram proposta de Fúria para destinar R$ 2 mil a cada uma das cerca de 300 famílias, que ficaram desalojadas pela força das águas +++ Apesar de, ainda, chover com regularidade o inverno amazônico vai chegando ao fim neste mês de março. Como as chuvas foram intensas durante o inverno há preocupação com o verão amazônico (seca), que está chegando +++ Rondônia tem clima diferenciado e duas estações climáticas. Chuvas (inverno) e verão (seca). Como choveu mais que o esperado no inverno, há expectativa de seca prolongada no verão, e preocupação com prejuízos para as lavouras e pastos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/parlamentares-podem-trocar-de-partidos-sem-perder-o-mandato-deputado-luizinho-se-filiando-ao-psc-pdt-com-chapa-puro-sangue-a-sucessao-estadual-,125904.shtml