Redação
Publicada em 10/03/2022 às 14h29
Desde os primórdios da humanidade, os negócios regem as civilizações e movimentam a forma como usamos a criatividade para desenvolver produtos e serviços.
O comércio sempre foi uma atividade humana importante, tanto pela economia quanto pela relevância social.
Atrelado a isso, o direito empresarial acompanha essa longa história. Em nosso território, estima-se que o direito comercial brasileiro iniciou com a abertura dos portos às nações amigas em meados de 1800.
Mas o que é direito empresarial?
O Direito Empresarial faz parte do Direito Privado. Por meio dele, criam-se normas como contratos, propriedade industrial e intelectual. O propósito desta área é estruturar organizações empresariais e regular a situação legal do empreendedor que realiza práticas de produção e negociação de bens e serviços.
Nos dias de hoje, na área do direito, não é a especialidade mais aclamada entre os jovens advogados, principalmente durante a faculdade, onde a disciplina não é a mais favorita.
Pensando nisso, separamos aqui 5 motivos para se especializar em direito empresarial que podem mudar a sua percepção sobre esta modalidade tão importante desde a antiguidade:
1.Grande demanda
Conforme mencionado, essa modalidade não é uma das mais aclamadas pelos profissionais da advocacia. Em contrapartida, a demanda para essa função é alta, visto a grande quantidade de leis em nosso país.
De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), existe um total de 1.238.119 inscritos em 2021. Além destes, em formação estima-se 3 milhões de alunos que chegarão a esse mercado de trabalho, o que pode ocasionar uma saturação em algumas áreas.
O direito empresarial, entretanto, sofre uma carência de profissionais, já que a especialização é diferenciada. Portanto, o mercado oferece diversas oportunidades de trabalho para inserção na advocacia.
2.Impactos da pandemia
A atuação do advogado especialista em direito empresarial, é destinada, entre outros casos, em recuperações judiciais e casos de falência.
Com a atividade comercial paralisada durante o isolamento social devido ao contágio de Covid-19, muitas dificuldades trabalhistas, tributárias e financeiras agravam situações de empresas em todo o território nacional.
Devido a isso, infelizmente houve o aumento de pedidos de recuperação judicial, o que requer novos profissionais dispostos a atuar em processos de credores, devedores e recuperação de dívidas dos seus clientes empresariais.
3.Remuneração
Dentre todas as áreas, a do direito empresarial é uma das melhores remuneradas, pois o especialista deve investir constantemente em cursos e especificações constantes. Como é uma área que eventualmente sofre alterações, manter-se atualizado é um dos requisitos principais para o profissional atuar nessa categoria de clientes.
Devido a essa gama de conhecimento, o advogado de direito empresarial pode receber valores condizentes à sua qualificação diferenciada.
4.Consultoria
Além de atuação em tribunal e disputas, o profissional de direito empresarial pode prestar serviços de consultoria para seus clientes.
Dentre as opções mais recorrentes, pode-se aplicar a prevenção de ações judiciais, cumprimento da lei, regras de compliance, solução de problemas e resolução de conflitos de forma amigável.
5.Transitar por várias áreas
O direito empresarial possui uma ramificação maior, comparado a outras áreas do direito. Este profissional precisa ser dinâmico, ou seja, ter noções em outras esferas, como ele direito civil, direito tributário e direito trabalhista.
Para profissionais antenados e dinâmicos, é uma área interessante pois absorve o problema do cliente empresário e é capaz de orientá-lo com segurança e criatividade, pois dificilmente um caso será similar ao outro.
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido dúvidas sobre essa área ampla e necessária para a continuidade dos negócios no país. Aproveite as dicas e se especialize nesse ramo repleto de oportunidades.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/5-motivos-para-se-especializar-em-direito-empresarial,126574.shtml