Waldir Costa / Rondoniadinamica
Publicada em 10/03/2022 às 15h00
Cassol – As eleições a governador em Rondônia tomaram um novo rumo, após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, que o prazo de inelegibilidade é contado a partir de esgotados todos os recursos e não desde a condenação em primeira instância. Assim, o recurso do PDT, que alegava inconstitucionalidade, pois quanto mais o réu recorre, maior é o prazo de inelegibilidade, não procede. A maioria dos ministros do STF (6x5) não entendeu assim e manteve o que determina a Lei da Ficha Limpa. Em Rondônia estão fora da disputa das eleições gerais de outubro próximo ano o ex-governador Ivo Cassol (PP), que considerado um dos favoritos a governar Rondônia a partir de 2023, e o senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, que tinha projetos de disputar o governo do Estado ou a reeleição ao Senado.
Cassol II – O ex-governador Ivo Cassol, comandou Rondônia em dois anos seguidos, já foi prefeito de Rolim de Moura, também com dois mandatos consecutivos e teve um mandato de senador. Quando estava no segundo mandato em Rolim foi convocado pelo ex-senador Expedito Júnior, para disputar o governo do Estado. Sem papas na língua e falando o que o povo gosta de ouvir, Cassol teve o apoio de Expedito, uma das lideranças políticas mais expressivas do Estado na sua caminhada rumo ao governo do Estado. Júnior colocou Cassol embaixo dos braços e ambos percorreram o Estado pedindo votos para ex-prefeito de Rolim, uma nova liderança política, que despontava no Estado. Cassol superou o experiente governador José Bianco (PFL), que buscava a reeleição, no segundo turno, com quase 60% dos votos válidos nas eleições de 2002 e se elegeu governador.
Eleições – Sem Cassol na disputa o governador Marcos Rocha (União Brasil), cresce na sua luta como pré-candidato à reeleição. Além do descarte do ex-governador, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) também está fora da sucessão estadual. O prefeito-reeleito de Porto Velho nas eleições de novembro de 2020, Hildon Chaves (PSDB), que estava cotado como pré-candidato já abriu mão e hipotecou apoio à pré-candidatura à reeleição de Marcos Rocha. Ainda estariam na disputa, pelo que se comenta nos bastidores, o deputado federal e presidente do Podemos, Léo Moraes, o ex-prefeito (dois mandatos seguidos) de Ji-Paraná e ex-deputado estadual, Jesualdo Pires (PSB), o senador e presidente regional do PL, Marcos Rogério e o presidente estadual do PT, ex-deputado federal Anselmo de Jesus.
Eleições II – Não há dúvida que sem Acir, Cassol e Hildon as eleições a governador ganham um novo cenário. O governador Marcos Rocha, recebeu, no caso de confirmar sua condição de pré-candidato à reeleição, o apoio do prefeito Hildon Chaves, que não deverá permanecer no PSDB e disse que cumprirá seu segundo mandato até o fim. O partido tem outros planos para a sucessão estadual, inclusive a possibilidade de a presidente regional dos tucanos, a deputada federal Mariana Carvalho, abrir mão de concorrer a mais uma reeleição, e optar por uma pré-candidatura ao Senado, visando a única das três vagas, que estará em disputa, hoje ocupada por Acir Gurgacz, inelegível. Se o quadro sucessório em Rondônia já estava indefinido, agora ficou mais complicado, após a confirmação da inelegibilidade de Cassol e Acir e a desistência da Chaves.
PSB – O partido presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif, o PSB ganhou mais um reforço. O deputado estadual, Lazinho da Fetagro, de Jaru, que tinha deixado o PT assinou ficha de filiação ao PSB, que ganha mais um representante na Assembleia Legislativa (Ale). O PSB já tem na Ale-RO Chiquinho da Emater e Ismael Crispin e agora, conta com a chegada de Lazinho ampliando a representatividade na Casa do Povo. Sem as coligações, os partidos precisam de nomes com boa densidade eleitoral, para garantir o quociente e a cláusula de barreiras. Não está nada fácil conseguir nomes realmente expressivos para concorrer as 24 vagas no Legislativo estadual. O PSB ganha um ótimo reforço.
Respigo
Aleluia, aleluia, aleluia. Após anos de abusos das empresas de telemarketing a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) resolveu atender os reclamos dos usuários de telefone no Brasil +++ A partir de hoje (10) toda ligação de telemarketing terá o código 0303. Você atenderá, se quiser +++ Entidade de comprovadas ações beneficentes em favor da sociedade, a Associação Luz do Alvorecer, de Porto Velho, que tem como lema “Transformar vidas, pelo viés da Educação” em parceria com o Senac-RO concluiu esta semana o Curso de Barbearia. Foram qualificados para o mercado de trabalho inúmeros profissionais para atender a população com eficiência e preços adequados +++ Decreto do prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB), publicado hoje (10), no “Diário Oficial” dos municípios faculta a utilização de máscaras em ambientes abertos. Mais de 73% da população da capital já recebeu ao menos a segunda dose da vacina contra o covid-19 +++ O decreto passa a vigorar a partir desta quinta-feira. Mais de 830 mil pessoas já foram imunizadas em Porto Velho.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/stf-decide-e-cassol-esta-fora-das-eleicoes-em-rondonia-crescem-as-chances-de-reeleicao-de-marcos-rocha-deputado-lazinho-da-fetagro-assina-filiacao-ao-psb,126581.shtml