Isto É Gente
Publicada em 11/03/2022 às 15h05
O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou o processo de indenização por dano social de R$ 7,5 milhões contra o humorista e youtuber Júlio Cocielo por tuítes considerados racistas. De acordo com o Ministério Público, entre 2010 e 2018, o humorista fez diversos comentários racistas no Twitter, “afrontando a dignidade humana”. As informações são da coluna de Rogério Gentili, do “Uol”.
O youtuber disse ser afrodescendente, nascido em uma família pobre da periferia, e que sabe na pele o que isso significa. “É evidente que Cocielo faz piadas com sua própria condição, o que é um artifício humorístico usado por comediantes no mundo todo”, disse o seu advogado à Justiça.
Em novembro de 2013, segundo os promotores, ele escreveu: “Nada contra os negros, tirando a melanina…”. Um mês depois, disse: “O Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/processo-que-acusa-youtuber-julio-cocielo-de-racismo-e-rejeitado-pelo-tj,126680.shtml