José Luiz Alves
Publicada em 16/03/2022 às 09h00
Essa projeção é do presidente da APROSOJA-RO, Adair José Menegol, com uma pequena diferença para mais ou para menos na safra 2021/2022, que está em andamento, mas que não vem sofrendo solução de continuidade na colheita, pelas chuvas que atingem o estado de Rondônia.
Em depoimento ao programa “Campo e Lavoura” da Rede TV! Que vai ao no próximo sábado das 7:00 às 8:00 horas, relatando um pedaço da história dos pioneiros na produção de soja em Rondônia, Adair José Menegol, elogiou a coragem e a visão daqueles que nas décadas de 1970/1980, desbravaram os cerrados rondonienses transformando o estado em grande produtor de grãos.
O programa “Campo e Lavoura” vai mostrar com depoimentos e imagens antigas, a importância do trabalho daqueles pioneiros que acreditaram que no cerrado que só produzia barba de bode, mosquito, calango, algumas onças e cobras sucuri poderia se transformar em áreas, onde na atualidade com tecnologia e mão-de-obra especializada o verde das lavouras de soja e milho, transformaram a paisagem até onde a vista alcança.
Depoimentos de representantes das famílias Colatto, Kurtes e outros ilustram este trabalho que tem por objetivo registrar que naquela época o Brasil enfrentava uma tremenda crise econômica, política e social, que serviu de uma maneira ou de outra abrindo as porteiras para transformar Rondônia em verdadeiro celeiro agrícola.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/producao-de-soja-em-rondonia-chegara-a-18-milhoes-de-toneladas-diz-presidente-da-aprosoja-ro,126977.shtml