José Luiz Alves
Publicada em 17/03/2022 às 08h50
A coragem, a força de vontade e acima de tudo por acreditar que uma região, inóspita localizada no extremo norte de Mato Grosso, na divisa com Rondônia praticamente desabitada, lá pelas décadas de 1970/1980 poderia com trabalho e suor se transformar numa imensa área produtora na atualidade de soja e milho. Esse campo aberto e sem fronteira fora encontrada pela família Colatto, vinda do sul do País, com vontade de abrir ali, naqueles campos abertos uma nova fronteira, rumo ao progresso.
Não foi fácil conforme relata Joãozinho Colatto, que ao lado dos irmãos, Valdir e Enedir, enfrentaram todas as dificuldades possíveis e imaginais como pioneiros de uma região onde não existiam estradas faltavam calcário para a correção de solo, entre tantos outros percalços. Para variar as instituições financeiras não liberavam recursos para os agricultores que estavam chegando alegando por via de regras, falta de garantia e até por que os representantes dos Bancos oficiais não acreditam que aquela região pudesse progredir.
Na verdade, para os pioneiros que acreditaram no desenvolvimento daquela região não foi uma tarefa fácil. No entanto, hoje passado mais de meio de século, a soja, o milho ao lado de outras culturas revelam que o sofrimento dos pioneiros não foi em vão. No próximo sábado no programa “Campo e Lavoura” a Rede TV! Que vai ao ar das 7:00 às 8:00 mostrará numa ampla reportagem, com depoimentos e imagens o desenvolvimento e a importância da produção de grãos para a economia do estado de Rondônia, gerando emprego e rendas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/a-forca-e-a-coragem-para-acreditar-em-uma-regiao-inospita-os-pioneiros-na-producao-de-soja-em-rondonia,127074.shtml