G1
Publicada em 17/03/2022 às 09h43
A Meta, empresa controladora do Facebook, removeu na última quarta-feira (16) um vídeo deepfake que mostra o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, se rendendo aos russos. O conteúdo falso foi desmentido pelo próprio governante ucraniano em sua conta oficial no Instagram.
No vídeo, que circulou pelas redes sociais, o presidente da Ucrânia manda uma mensagem aos seus compatriotas pedindo que baixem suas armas.
O chefe de segurança da Meta, Nathaniel Gleicher, comentou o caso em seu perfil no Twitter dizendo que o conteúdo foi postado em um site que havia sido comprometido. "Identificamos e removemos um deepfake mostrando o presidente Zelensy fazendo um comunicado que nunca realizou", postou Gleicher nesta quarta-feira.
De acordo com informações do canal Sky News, o conteúdo foi exibido pelo site ucraniano TV24 – que alega ter sido hackeado.
Vídeos como o deepfake de Zelensky usam uma técnica chamada de deepfake, que aproveita os recursos de inteligência artificial e uma série de aplicativos para distorcer falas e gestos de pessoas conhecidas usando como base vídeos legítimos.
Durante todo o conflito entre Rússia e Ucrânia, Zelensky têm usado transmissões ao vivo e mensagens em vídeo para pedir ajuda e informar o mundo sobre o que acontece em seu país. Em geral, conteúdos deepfake estão associados com a disseminação de notícias falsas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/facebook-remove-video-falso-de-rendicao-do-presidente-da-ucrania,127096.shtml