
Rondoniadinamica
Publicada em 23/03/2022 às 11h24
Porto Velho, RO – Na próxima sexta-feira (25), o escritor de Rondônia Anderson Leno Fernandes lança oficialmente seu livro “Retratos da História”.
O lançamento será realizado das 17h às 21h no 2º piso do Porto Velho Shopping, próximo à Loja Kalunga.
O autor resgatou várias fotografias, incluindo registros inéditos, contando passo a passo a biografia da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e suas nuances.
Um resgate fotográfico e histórico das últimas décadas da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no auge de suas atividades, e um pouco da capital Porto Velho de antigamente.
ENTENDA A OBRA DE ACORDO COM OS OLHOS DO AUTOR:
O livro ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ E PORTO VELHO: RETRATOS DA HISTÓRIA não trata exclusivamente da história da ferrovia, apesar de ter em seu conteúdo um pouco de sua trajetória. O autor o considera um resgate visual de períodos passados, da cultura quase esquecida pelo tempo, pois este material é altamente ilustrativo. Por não ser um historiador de formação - é designer gráfico e diagramador há 26 anos, o que facilitou na construção deste livro - se considera mais um pesquisador e entusiasta da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, conhecida mundialmente por tudo o que representou sua construção e seu funcionamento até sua desativação em 1972. Seja pelas histórias descritas por parentes e pessoas que viveram esta época, seja por estar sempre visitando a antiga estação desde criança, sente uma energia sem igual sempre que está percorrendo as antigas oficinas da velha ferrovia. O autor é filho desta terra, natural de Guajará-Mirim, porém, morador desde cedo em Porto Velho.
Nos últimos sete anos tem se dedicado a pesquisar imagens, registros e documentos relacionados à da EFMM, quando esta funcionava a todo custo, mesmo sendo sempre deficitária. Este livro resgata nossa cultura e memória através destas imagens, alguns relatos e matérias a respeito destas décadas até então esquecidas, que vão dos anos 30 até os anos 70, e o leitor terá a oportunidade de viajar no tempo, visualizando os trens da Madeira-Mamoré seguindo seu curso, de Porto Velho a Guajará-Mirim, de suas paradas, estações, dos tipos de composições para cada tipo de operação, e principalmente, das dificuldades para se manter em operação e como esta importante ferrovia foi sendo erradicada. E como não poderia deixar de ser, este livro abordará um pouco da nossa capital Porto Velho, nascida em virtude da ferrovia, sua orígem, o antigo Território Federal do Guaporé, com belas imagens dos anos 30 a 70, o comércio e as opções de lazer e cultura de antigamente até os dias atuais.
Conteúdo do projeto de captação >>>>>>>>>>>
Alguns fatores tornam esse livro mais atrativo, para que o leitor se prenda mais à leitura e visualização do rico conteúdo a ser impresso. O nosso parceiro neste projeto estará ligado intimamente com este resgate, pois nos dará a oportunidade de mostrar lindas fotos e belos relatos por pessoas que viveram e tem saudades dos tempos em que o apito das locomotivas se ouvia de longe, quando a alegria nesta época era de ver uma composição passar em frente a sua moradia. Livros ilustrativos sobre Porto Velho e a EFMM já existem em diversos formatos, então tivemos o cuidado de elaborar alguns diferenciais, tais como: as cores, o livro é totalmente colorido, com fundo estilo “sépia”, para dar mais vivacidade às ilustrações de época; o autor não usou nenhuma imagem relacionada ao Museu da USP, detentora dos 189 negativos oficiais de Dana B. Merril, nem do acervo da Biblioteca de Nova Iorque, muito conhecidos e extremamente difundidos em redes sociais, se utilizou de imagens de Bibliotecas internacionais e até nacionais, como a Hemeroteca Nacional, Internet Archive (Internacional), Arquivo Nacional (RJ) e IEB - Instituto de Estudos Brasileiros, devidamente solicitadas e autorizadas, além de fotos inéditas extraídas de periódicos que vão desde o início do século XX até meados dos anos 60. Parte das fotos foram colorizadas, um trabalho em perceria que já ocasionou em centenas de trabalhos já divulgados em sites como “Pinterest“, “Facebook”, “Instagram” e outros; e textos com diagramação bem dinâmicas e elegantes.
“Um povo sem história, é um povo sem identidade.”
Este resgate fotográfico e histórico é voltado para todos aqueles que sonham com nossa história, desenhada por pioneiros; o autor deseja que esta seja uma excelente fonte de pesquisas para toda uma geração que não teve a oportunidade de conhecer a Madeira-Mamoré em seus tempos de outrora, e para manter a memória daqueles que aqui fizeram e ainda fazem a história, e teremos um pouco da capital Porto Velho, nascida em virtude da construção da ferrovia.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/escritor-lanca-livro-contando-historia-de-rondonia-por-meio-de-retratos-da-efmm,127144.shtml