José Luiz Alves
Publicada em 19/03/2022 às 09h30
Rondônia perde um saco de dinheiro por mês...!
Com a diferença de R$ 50,00 para menos em comparação ao estado de São Paulo, pago pelos frigoríficos pela arroba do boi gordo produzido em Rondônia, o empresário Adélio Barofaldi, assim como o presidente da Faperon, Hélio Dias, calculam que o estado deixa de recolher por mês “um saco de dinheiro” com prejuízos para o tesouro estadual e pecuaristas. Livre de febre aftosa sem vacinação, Rondônia, Acre, o Sul do Amazonas e noroeste do Mato Grosso, com um rebanho bovino superior a 23 milhões de cabeças, essa região está autorizada a exportar carne até para o Mercado Comum Europeu.
Governo de Rondônia firma protocolo com BASA
O governador Marcos Rocha, firma nesta segunda-feira (21), às 10:00 horas no Palácio Paiaguás, protocolo com presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, assegurando a liberação de recursos na ordem R$ 3 bilhões para investimentos no agronegócio, indústria e comércio em Rondônia, com destaque para agricultura familiar. Valdecir Tose, acompanhado pelo superintendente regional Daniel Moura e técnicos da instituição visitará todas as agências no interior conhecendo in-loco, a realidade, assim como o processo de desenvolvimento do estado.
Concluída em Vilhena a colheita de soja
No município de Vilhena a colheita de soja está concluída e no lugar da oleaginosa, os produtores rurais estão plantando milho que começa a verdejar no horizonte. A informação é do Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, confirmada pelo presidente da APROSOJA, Adair José Menegol, que acredita na expansão das lavouras de soja e milho no estado que ainda possui muitas áreas condições de ampliar a produção de grãos. Aqui no município de Porto Velho a colheita prossegue a todo vapor.
As chuvas não causam prejuízos
Apesar das intensas chuvas no estado de Rondônia, em plena época da colheita de soja, a direção da APROSOJA, não registra queda nas colheitas do produto tendo em vista que toda vez que as chuvas passam os equipamentos modernos entram em ação. Nesta batida, acredita Adair José Menegol, numa safra beirando ou talvez passando de 1,8 milhões de toneladas, nas mais de 500 mil hectares de lavouras cultivadas em todo o estado.
Buracos e crateras
Se o campo responde com uma alta produtividade, o sistema de transporte sofre prejuízos que também são contabilizados aos agricultores, pelo precário estado de conservação na BR 364, que alaga em determinados trechos, assim como os buracos que se tornam em verdadeiras crateras, estourando pneus e pontas de eixos de veículos, até com carretas carregadas tombando espalhando grãos pelo asfalto.
Pé na estrada
O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, por determinação do governador, Marcos Rocha continua entregando mudas de café clonal em todas as regiões do estado, aproveitando os finais de semana, bem como incentivando aos pequenos agricultores a diversificar a produção cultivando cacau, abrindo tanques para piscicultura e criação de pequenos animais. Em tempos de crise, o campo não pode parar.
Até a próxima
Foram três semanas de trabalho para concluir e formatar o programa “Campo é Lavoura” deste sábado (19), reunindo depoimentos e informações relatadas pelos pioneiros na produção de soja em Rondônia. A todos que de uma maneira ou de outra contribuíram para a realização deste documentário fica aqui o registro de agradecimentos. Afinal de contas a história da soja em Rondônia é bonita e merece ser lembrada.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/03/rondonia-perdendo-dinheiro-governo-e-basa-liberam-r-3-bilhoes-para-o-agronegocio-precario-estado-de-conservacao-da-br-364,127293.shtml