Folha do Sul/Rildo Costa
Publicada em 09/04/2022 às 11h01
Numa reunião realizada no Sintero na tarde de ontem (quinta-feira, 07), os professores da rede pública municipal decidiram aceitar as condições da prefeita Liseth Marth (PV) e voltar à sala de aula.
Os educadores deflagraram a greve na última segunda-feira, 04. Segundo o líder da greve disse ao FOLHA DO SUL ONLINE antes da reunião, o professor Jesus Rodrigues, os educadores pedem que sejam cumpridas algumas condições para o retorno à sala de aula. Duas delas são: que o município cumpra com o reajuste do piso federal da categoria, que é de 33,24%, e que voltem as gratificações.
Agora vai uma informação curiosa e importante: as gratificações foram retiradas dos professores a pedido deles mesmos. Ou seja, eles preferiam ganhar um salário cheio, pois o salário do magistério municipal era maior que o estadual. Agora, a proporção se inverteu: os professores estaduais ganham mais, especialmente por conta das gratificações.
A prefeita propôs pagar o piso, que foi aceito pelos professores, com ressalvas. No decorrer dos próximos dias, os educadores vão avaliar as demais condições, fazer novas negociações, mas enquanto isso darão as aulas normalmente.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/04/professores-suspendem-greve-e-retornam-as-salas-de-aula-mas-negociacoes-seguem,129037.shtml