Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/05/2022 às 14h37
Federal – Duas lideranças consolidadas na política do interior do Estado, a vereadora de Ouro Preto do Oeste, ex-deputada estadual, Rosária Helena (União Brasil) e o ex-deputado estadual Celso Popó (PL) são pré-candidatos a vagas na Câmara Federal. Nas duas últimas eleições gerais, Rosária foi bem votada a deputada federal, mas não se elegeu, ficou na suplência. Mas este ano está mais bem estruturada e certamente é um nome em condições de ocupar uma das oito vagas de Rondônia na Câmara Federal. Rosária, além de presidente da câmara de vereadores de Ouro Preto é presidente da União de Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia-Ucaver.
Federal II – Político experiente e uma das lideranças da região polarizada por Santa Luzia, na Zona da Mata, o ex-deputado estadual Celso Popó, filiado ao PL, presidido em Rondônia pelo senador Marcos Rogério, pré-candidato a governador já trabalha a sua pré-candidatura a deputado federal. Popó teve uma ótima passagem pela Assembleia Legislativa (Ale) e há tempo vem se preparando para retornar à vida pública e deverá ter seu nome confirmado como candidato a deputado federal nas convenções partidárias, que serão realizadas no período de 20 de junho a 5 de agosto. Rosária e Popó são lideranças consolidadas na política estadual e duas boas opções para comporem a futura bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional, a partir de 2023.
Fórum – Terminou hoje (5), no início da tarde o 3º Fórum dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, realizado na Assembleia Legislativa (Ale) com a participação de palestrantes de renome nacional e de parte significativa dos legisladores dos 52 municípios, técnicos e muitos prefeitos. Um dos órgãos de enorme importância para os municípios, que é o Tribunal de Contas (TC), teve o presidente Paulo Curi prestigiando a solenidade de abertura na terça-feira. O mesmo não ocorreu com as palestras dos conselheiros Wilber Coimbra com o tema “A legitimidade municipal sob a égide do Estado Constitucional Brasileiro”, que deveria ocorrer na tarde de quarta-feira (4), cancelada em cima da hora, e a de hoje (5) pela manhã com o conselheiro Edilson Silva sobre “Papel das câmaras, após apreciação das contas dos prefeitos” que deveria ocorrer a partir das 8h e só foi iniciada às 10h.
TC – Para os menos informados, inclusive políticos atuantes, o Tribunal de Contas é o principal parceiro da Assembleia Legislativa. Os Tribunais de Contas dos Estados são órgãos independentes e autônomos, incumbidos de auxiliar o Poder Legislativo no exercício de sua função fiscalizatória. Em vários estados, além dos TCs estaduais também existem os TCs municipais. A corte de contas é fundamental na questão da legalidade, orientando e auxiliando legislativos estaduais, câmaras de vereadores e prefeituras a não cometerem ações públicas ilegais. Muitos confundem e acham, que os TCs são entidades de punição, mas a finalidade é de evitar erros e ações danosas ao sistema público, orientando políticos e técnicos. A exemplo das demais palestras, as dos conselheiros do TC de Rondônia também seriam da maior importância aos participantes do fórum. Uma foi cancelada e a outra aplicada com atraso. Seria o caso do faça o que eu digo e não o que eu faço...
BR 364 – A precariedade da BR 364, rodovia federal mais importante de Rondônia está com o piso comprometido, tomado por buracos precisa de solução. O inverno amazônico (chuvas) foi prolongado este ano e contribuiu para a deterioração da 364. O fórum dos vereadores realizado na Ale-RO foi encerrado mais cedo, para que a maioria dos participantes, que reside no interior pudesse viajar antes do anoitecer, quando a estrada fica, ainda, mais perigosa e favorecendo aos acidentes, contabilizando vítimas. Boa parte fatal. É necessário que a bancada federal (senadores e deputados) pressionem o Dnit, para que novamente seja feito o tapa-buracos, uma ótima fonte de renda para as empreiteiras, mas com resultados paliativos e não definitivos.
Respigo
Na coluna de ontem na nota sobre a luta da população da Vila Samuel, que pertence a Candeias do Jamari, para se tornar distrito o nome do presidente da Aprucajar e não Aprocajar é Geraldo Sem Medo e não “João” como no texto. Fica o registro e obrigado ao prestativo João Leandro, um dos líderes do movimento pró-Distrito de Samuel +++ Na manhã de hoje Carlos Guilherme Machado, o “Chico”, da Jus Consultore substituiu com competência a palestra do conselheiro do TC, Edilson Silva. A participação de Edilson ocorreu, após a importante e oportuna intervenção do Chico, mesmo sendo escalado de última hora +++ Mesmo com 2 horas de atraso, devido ao impasse da palestra do conselheiro Adilson, o ex-conselheiro do TC-RO, Benedito Antônio Alves fechou com chave de ouro, apesar de pouco tempo o fórum dos vereadores. Benedito abordou de forma bem objetiva, o tema “O papel orientativo/preventivo dos Tribunais de Contas”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/05/popo-e-rosaria-buscam-vagas-na-camara-federal-a-importancia-da-atuacao-dos-tribunais-de-contas-finalizado-forum-dos-legisladores-municipais-da-assembleia,131022.shtml