SIC Notícias
Publicada em 11/05/2022 às 15h18
A Google vai pagar aos media pelas notícias. A gigante tecnológica já assinou com 300 editores europeus, a maioria alemães e franceses, para difundir notícias e anunciou uma ferramenta para facilitar a assinatura com outros meios de comunicação social.
A medida anunciada hoje responde à exigência da UE para que a Google e outras plataformas de internet paguem a músicos, artistas, autores, editores de notícias e jornalistas para publicarem o trabalho online.
Os editores de notícias têm pedido aos governos que garantam que as plataformas online paguem uma remuneração justa pelo seu conteúdo. A Austrália tornou esses pagamentos obrigatórios no ano passado, enquanto o Canadá introduziu legislação semelhante no mês passado.
“Até agora, temos acordos que cobrem mais de 300 publicações de notícias nacionais, locais e especializadas na Alemanha, Hungria, França, Áustria, Holanda e Irlanda, com muitas outras discussões em andamento”, segundo Sulina Connal, diretora de parcerias de notícias e publicação, num comunicado online.
Dois terços deste grupo são editores alemães, incluindo DerSpiegel, Die Zeit e Frankfurter Allgemeine Zeitung.
“Anunciamos também o lançamento de uma nova ferramenta para fazer ofertas a milhares de editores de notícias, começando na Alemanha e na Hungria lançada noutros países da UE nos próximos meses”, disse Connal.
A ferramenta oferece aos editores um contrato que permite que o Google mostre excertos das notícias por uma taxa de licenciamento
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/05/google-vai-pagar-mais-de-300-editoras-de-noticias-na-europa,131463.shtml