Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 18/05/2022 às 14h46
Pré-candidatos – O PSTU é o único partido que tem chapa majoritária definida para as eleições a governador e vice em Rondônia, que serão realizadas em outubro próximo. O partido já definiu o jornalista Dida Cordeiro e o ambientalista Almir Casal como pré-candidatos a governador e vice, respectivamente. Os demais partidos, ainda, estão com seus dirigentes “costurando” parcerias, porque este ano não teremos coligações, visando formar nominatas em condições de somar votos e eleger governador, vice, uma das três vagas ao Senado, 8 deputados federais e 24 deputados estaduais. Como as convenções para escolha dos candidatos estão chegando (20 de julho a 5 de agosto) a mobilização nos bastidores aumenta a cada dia.
Pré-candidatos II – Esta semana teria sido definido o grupo de oposição, que estará fechado com o pré-candidato a presidente, Lula da Silva, do PT, para concorrer à sucessão estadual. As informações são que o PSB, presidido no Estado pelo deputado federal Mauro Nazif, teria formatado acordo com o Solidariedade, que tem como presidente regional o ex-governador Daniel Pereira, e com a cúpula do PT. Inclusive já definindo as pré-candidaturas do advogado e professor universitário, Vinícius Miguel (PSB) a governador, do ex-deputado federal e presidente estadual do PT, Anselmo de Jesus a vice, e de Daniel Pereira (Solidariedade) ao Senado. Apesar de serem partidos de centro-esquerda será necessário saber como ficará a parceria, no caso a federação. É importante destacar, que o acordado pelo diretório nacional tem que ser cumprido pelos estaduais, inclusive a fidelidade de 4 anos.
Senado – No caso de realmente for composta a parceria PSB, PT, Solidariedade a busca pela vaga ao Senado será a mais difícil, mas não impossível, devido ao equilíbrio dos nomes citados como pré-candidatos. Já a possibilidade de o ex-senador Expedito Júnior (PSD), favorito à vaga ao Senado, pois sempre fez mais de 30% dos votos válidos em eleições anteriores abrir mão da disputa em detrimento a colegas de outros partidos fechados com o PSD sinaliza divisão de forças na busca do voto. Caso isso realmente ocorra, a disputa pela única das três vagas ao Senado ganhará maior notoriedade, devido ao equilíbrio dos prováveis pré-candidatos e Pereira estaria entre os nomes de ponta, para concorrer ao cargo de senador. Os demais pré-candidatos também ficarão mais animados, pois as chances de vitória serão bem maiores sem Júnior candidato. Quem viver verá...
Governador – Temos outras pré-candidaturas definidas para a sucessão estadual, mas não com a chapa completa a governador, vice e senador. São os casos do governador Marcos Rocha (União Brasil), que buscará a reeleição; senador Marcos Rogério, do PL, e o deputado federal Léo Moraes, do Podemos. Apesar de praticamente confirmados como postulantes à sucessão estadual, nenhum deles tem os pré-candidatos a vice, definidos. É evidente, que buscam parcerias, que possibilitem fortalecer a pré-candidatura a governador, pois o vice é somente um apêndice na disputa de cargos majoritários, mas ajuda muito na hora da busca dos votos. As negociações estão sendo aceleradas e em breve teremos mais chapas formatadas na concorrência pelo comando político-administrativo do Estado, a partir de 2023.
BR 364 – O trecho da rodovia federal BR 364 entre Porto Velho a Vilhena (700 km) continua provocando acidentes e matando pessoas. Diariamente ocorrem acidentes, sendo que boa parte deles, fatal. Esta semana tivemos vários na ligação Porto Velho a Vilhena, divisa com o Mato Grosso, a maioria com óbitos devido a precariedade do piso, danificado com a ação do inverno amazônico (chuvas), e também pela imprudência e abusos de motoristas. Já estamos no verão (seca) na região, mas a 364 continua com muitos buracos, perigosa, além do movimento intenso de veículos pesados sem que o Dnit invista na restauração da pista, pois o tapa-buracos é inútil, dinheiro do povo jogado fora. Recentemente foi adiada audiência pública promovida pelos deputados estaduais para discutir a situação da 364, mas não se tem uma data definida para a sua realização. É necessário que ela seja efetivada.
Respigo
Ex-prefeito de Ji-Paraná em três oportunidades, deputado estadual constituinte, governador e senador, o advogado José Bianco, que estava afastado da política esteve participando no sábado (14) do evento de filiação partidária do PL, em sua cidade. Bianco assinou filiação ao partido dirigido no Estado pelo senador Marcos Rogério, que postula uma candidatura a governador nas eleições deste ano +++ O portovelhense, que está acostumado com temperaturas sempre acima de 30 graus passou apertado na madrugada e manhã de hoje (18). É que os termômetros oscilaram entre 17 graus e 23 graus, mas a expectativa é de noite e madrugada mais fria de hoje (quarta-feira) para amanhã +++ Em Vilhena, cidade mais alta de Rondônia a temperatura baixou bastante na madrugada de hoje e chegou a 11 graus. E para a madrugada de quinta-feira a previsão é de 12 graus +++ O povo teve que tirar roupa mais quente dos baús. Até pinguim em cima de geladeira foi agasalhado.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/05/pt-solidariedade-e-psb-juntos-nas-eleicoes-deste-ano-seria-o-grupo-de-apoio-ao-ex-presidente-lula-precariedade-da-br-364-continua-matando-,132010.shtml