ASCOM/IFRO
Publicada em 20/05/2022 às 17h01
Cerca de 30 acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste, participaram no dia 7 de maio do 10º Tour Milho Safrinha, no município de Cerejeiras (RO). O objetivo da visita foi conhecer as novas tecnologias para produção do milho safrinha, forma como é conhecida a segunda safra de verão, sendo assim nomeada porque seu plantio ocorre após a colheita da safra, entre os meses de janeiro e abril.
Coordenada pelo Professor da Produção de Feijão, Milho, Soja e Sorgo do Campus Colorado, Murilo Vargas da Silveira, a aula-visita também foi acompanhada pelas docentes Fabiana da Rocha e Érica de Oliveira Araújo. O evento foi uma organização da empresa Lavoro, na Fazenda Irmãos Gollo, em Cerejeiras.
Os 28 alunos cursam o 7º período de Engenharia Agronômica. “O evento oficialmente ocorreu a partir das 13h, tendo como público-alvo produtores de soja e milho do Cone-Sul de Rondônia. Mas, gentilmente e compreendendo a importância de nossa instituição na formação de profissionais do agronegócio, a empresa fez uma prévia do evento exclusiva aos nossos alunos no período da manhã, das 8h30 às 12h30. Isso foi possível graças a articulação do Professor Willian Mota”, explica Murilo.
Ainda conforme o docente, o evento foi realizado em meio ao cultivo de milho safrinha com a utilização de diferentes tecnologias. Foi estabelecido um circuito para observação da cultura com as diferentes tecnologias e ao longo desse circuito foram montadas estações para apresentação de palestras sobre cada uma das tecnologias empregadas. Nessas estações, os alunos puderam tirar suas dúvidas com expositores e palestrantes.
Como o tema do 10º Tour Milho Safrinha era para apresentar tecnologias mais recentemente disponibilizadas ao produtor na produção de milho safrinha, as principais exposições foram sobre recursos genéticos – diferentes híbridos de milho (Agroeste); manejo fitossanitário – pesticidas e estratégias para controle de doenças e pragas (Bayer e FMC); controle de plantas daninhas – novas moléculas de herbicidas (UPL); tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários – estabilizadores e adjuvantes para preparo de calda de pulverização; e controle biológico de pragas – produtos biológicos para controle de insetos, ácaros e nematoides.
O evento contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Paulo Roberto Garollo, especialista do desenvolvimento de tecnologias da Bayer, com o qual os alunos puderam fazer questionamentos sobre a morfologia e ecofisiologia do milho. “Visitas técnicas como estas possibilitam atualização dos discentes e docentes envolvidos e permitem que alunos tenham um real panorama da produção agropecuária e da necessidade de profundo conhecimento interdisciplinar para o desempenho de sua atividade profissional”, finalizou o Professor Murilo Silveira.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/05/estudantes-do-campus-colorado-do-oeste-participam-em-cerejeiras-do-10-tour-milho-safrinha,132242.shtml