Gazeta Central
Publicada em 02/06/2022 às 10h44
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste aprovou, nesta última segunda-feira (30), por unanimidade, durante a 17ª Sessão Ordinária, o Projeto de Resolução Legislativa n° 160, de 05 de maio de 2.022, que institui o Programa Jovem Aprendiz no âmbito do Poder Legislativo. Inicialmente, serão contratados em torno de 11 adolescentes.
De autoria da vereadora presidente Rosária Helena (União Brasil) e do vereador Jojo da Saúde (PDT), a iniciativa, que também contou com apoio dos demais parlamentares, além de dar oportunidade de inclusão social aos jovens através do primeiro emprego, também está condicionada à frequência dos adolescentes em curso técnico ou no ensino médio.
A sessão de votação do Projeto contou com a participação de convidados especiais, como a orientadora educacional, Ivone Casarim e a assistente social, Daiane Piana, membros da equipe do Programa Jovem Aprendiz do município de Ariquemes, além da ex-aprendiz Vitória Cristina, uma das primeiras a fazer parte do Programa.
Ivone agradeceu pelo convite e expressou sua alegria em poder falar sobre o Programa Jovem Aprendiz. Frisou que, em Ariquemes, o Programa foi instituído no Poder Público a partir de 2017 e que hoje é implantado tanto na Prefeitura como na Câmara Municipal, empregando em torno de 100 aprendizes.
“O Programa é de grande relevância, vez que dá oportunidade para nossos jovens. E não tem como você fazer políticas públicas para nossa juventude se você não trouxer o jovem para o seu lado e der oportunidade ao mesmo”, ressaltou a orientadora educacional, fazendo questão de dizer que ela e toda a equipe do Programa estão em Ariquemes de braços abertos para orientar no que for preciso.
A Sessão foi abrilhantada com o relato de Vitória Cristina, que contou sua trajetória como uma das primeiras aprendizes a trabalhar na prefeitura de Ariquemes através do Programa Jovem Aprendiz. “Iniciei no Programa aos 17 anos, quando trabalhei na Secretaria de Saúde até os 18, quando encerrou meu contrato. E devido à experiência que obtive através do Programa, logo em seguida já fui contratada pela prefeitura, onde já estou completando dois anos como estagiária”, destacou a ex-aprendiz.
Para Rosária Helena, a aprovação do Projeto foi um momento ímpar para o município e, principalmente, para os jovens maiores de 14 anos e menores de 18, pois terão a primeira oportunidade de emprego sem uma experiência profissional. A parlamentar também enfatizou que o Programa, além de uma política pública de emprego voltada aos jovens, também é uma política de educação, uma vez que busca a formação e prepara os adolescentes para o mercado de trabalho.
“Me sinto muito feliz em fazer parte deste momento que irá transformar a vida de vários de nossos jovens que enfrentam o desafio de encontrar uma primeira oportunidade de trabalho, sem possuir experiência. E nesse período, os que estiverem no Programa, também irão participar de cursos técnicos e apresentar bom desempenho na escola, evitando assim a evasão”, elencou a parlamentar.
A vereadora agradeceu aos demais vereadores, por terem votado a favor do Projeto, e à equipe do Programa Menor Aprendiz da Câmara Municipal de Ariquemes, através da orientadora educacional, Ivone Casarim e da assistente social, Daiane Piana, e da ex-aprendiz, Vitória Cristina, que de pronto atenderam seu convite em participar da sessão.
Como participar
O primeiro passo é observar atentamente os requisitos exigidos no Projeto de Resolução Legislativa, clicando AQUI. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Câmara Municipal, das 07h30 às 13h30, de segunda a sexta. A contração dos menores será realizada após as instituições avaliarem todos os requisitos exigidos, onde encaminharão os nomes dos selecionados e aptos a serem contratados pelo Poder Legislativo.
Os autores do Projeto, Rosária Helena e Jojo da Saúde, assim como os demais vereadores, esclarecem que não haverá interferência política (apadrinhamento político), na escolha dos candidatos às vagas do Programa Jovem Aprendiz.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/06/camara-aprova-projeto-que-institui-programa-jovem-aprendiz-no-poder-legislativo,133199.shtml