Assessoria
Publicada em 18/06/2022 às 10h49
Este é o primeiro passo de uma longa caminhada de seus idealizadores, dando ênfase a este pensamento: oferecer outras opções artísticas ao cotidiano, que tantas vezes passa despercebido. Trata-se de um trabalho, no qual a canção e as mensagens nela embutidas vem sempre em primeiro lugar, antes mesmo de qualquer vaidade de seus idealizadores, criadores, intérpretes. A canção é a celebridade! Ela retrata sentimentos comuns a todos, não importando as suas distintas origens, classes sociais ou crenças; Ou seja, o choro como manifestação dos sentimentos que nos humaniza e iguala.
- Como administramos a nossa dor na atualidade?
- De que maneira a positividade tóxica sequestrou o direito aos rituais de elaboração do luto e da mesma forma medicalizou silenciando todo o sofrimento psíquico, através da demanda por produtividade?
- Qual o contraponto possível, ontológico, que mostra o outro lado do choro, o da emoção da conquista, o da alegria?
Estas e outras provocações serão discutidas pelos convidados: Drª e Profª Joana de Vilhena Novaes e o médium, escritor e filósofo, André Cozta.
Este é um projeto selecionado no Edital nº 33/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Alejandro Bedotti do Edital de Premiação de fomento à Cultura para pesquisa e desenvolvimento de Expressões culturais. Coordenadoria de Cultura do Governo do Estado de Rondônia - Lei federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc)
SOBRE A LIVE
Com apresentação de Marfiza de França a live será realizada ao vivo e online através da plataforma YouTube no dia 18/06/22 (sábado), a partir das 20h.
Participam da live o compositor, professor e designer Ricardo Moreira; a compositora, cantora, psicóloga e professora Cacala Carvalho; a psicanlista, escritora e professora Joana de Vilhena Novaes e o médium, escritor e filósofo André Cozta.
Transmissão através do canal da MAGMA PRODUTORA no Youtube: https://bit.ly/3xAqZrK
CONHEÇA A APRESENTADORA E OS CONVIDADOS
Marfiza de França é cantora, compositora, poeta e produtora. Tem um livro de poemas e três álbuns lançados. Trabalhou em gravadora, estúdios e produtoras com vários artistas em diversos segmentos no Rio de Janeiro, onde viveu por 25 anos.
Durante cinco anos, produziu e apresentou o Sarau Criar de Compositores na Lapa/Rio ao lado dos parceiros Omar Marzagão e Glad Azevedo. Tem composições gravadas por Seu Jorge,(Banda Black Rio), Eddy Flash, Dughettu e Gerson King Combo, Marquinho OSócio e Thalles Roberto.
A frente da Magma Produtora, presta serviços de formalização de projetos fonográficos/ audiovisuais e administra a editora do Thalles Roberto.
É estudante de Música Copyright e Tecnologia, na Escola 'Música e Negócios' (Instituto Gênesis/ PUC Rio) e Letras, na Estácio.
Em 2020 criou o projeto 'Música De Valor' e recebeu o Prêmio 'Grão De Música', pela trajetória.
Ricardo Moreira é compositor, baterista e designer gráfico, professor de língua portuguesa, graduado em matemática e pós graduado em literatura.
É essencialmente um letrista que busca a fuga do lugar-comum. Define-se, como se dizia no Parnasianismo, um “Ourives das palavras”. Elas, as palavras, é que determinam os rumos de suas composições, com temas que vão desde o humor até a mais ácida crítica comportamental; do sucesso no amor à sorte no jogo; do campo à cidade; da ciência à religião, etc.
Iniciou na música como baterista e, neste instrumento, tem CDs gravados e colecionou apresentações com as bandas Salada Mística (ABC Paulista), Os Tropeçalistas (que trazia entre os integrantes o saudoso Zé Rodrix) e o grupo de humor Tonq (que, entre outros, tinha Ayrton Mugnaini, ex-Língua de Trapo e Magazine).
Cacala Carvalho é cantora, compositora e professora de canto popular, carioca de Niterói no Rio de Janeiro. Faz parte do grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia desde 2001. É mestre em Psicologia pela PUC-RJ e pós-graduanda do curso de Especialização em Pedagogia Vocal da FASM-SP.
Joana de Vilhena Novaes é Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Pós-Doutora em Psicologia Social & Médica (UERJ). Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-RIO & Laboratório de Práticas Sociais Integradas – LAPSI/UVA. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherche Psychanalyse Etmedicine - Universitè Denis Diderot Paris VII CPRM-PANDORA.
André Cozta é médium, escritor, sacerdote, umbandista e filósofo. É Sacerdote de Umbanda formado por Mãe Maria de Fátima Saraceni, no Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda. Bacharel em Filosofia graduado pelo Claretiano – Centro Universitário, com pós-graduação em Aconselhamento Filosófico nessa mesma instituição de ensino superior.
Possui 13 livros lançados, sendo 12 de literatura umbandista, além do e-book recém lançado pelo selo Evolutiva - Produção de Pensamento, intitulado "Filosofia E Música: Entre A Escola de Frankfurt, O Rock E A MPB".
FICHA TÉCNICA
Produção e aprssentação: Marfiza de França
Direção de Transmissão: Fabiano Barros
Foto e Vídeo: Ygor Cristófoli
Intérprete de Libras: Thiago Ascêncio
Divulgação: Eliane Viana
Realização: Magma Produtora
TRILHA SONORA
Por: (Ricardo Moreira, Henry Lentino e Marfiza de França)
Chora na hora da valsa, a avó da debutante...
Chora a noiva, no instante de entrar na igreja...
Chora, no momento do adeus, o retirante...
Chora o solitário, ao som da canção sertaneja.
Chora o campeão, chora o derrotado...
Existe alguém chorando o leite derramado...
Chora a menina, ao brigar com o namorado.
Choro eu, aqui, sem você do meu lado...
Quem um dia já chorou encontro ou despedida,
mal sabe que compôs
a linda trilha sonora de sua vida
FICHA TÉCNICA MÚSICA:
Composição: Ricardo Moreira, Henry Lentino e Marfiza França
Arranjos e piano: Mauro Araújo
Violoncelo: César Augusto de Aquino
Viola e violino: Celso, o violinista
Flauta: Maurício Rodrigues
SERVIÇO
TRILHA SONORA - Projeto de pesquisa artística
Data: 18/06/22
Horário: 20h
Transmissão: YouTube Magma Produtora ( https://bit.ly/3xAqZrK)
Instagram e Facebook: @magmaprodutora e @projetomusicadevalor
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/06/trilha-sonora-projeto-de-pesquisa-artistica-da-marfiza-de-franca-e-lancado-em-live,134495.shtml