Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 24/06/2022 às 14h24
PSDB – Após a janela partidária (3 de março a 1º de abril), quando os deputados (federais e estaduais) puderam mudar de sigla sem perder o mandato, o PSDB perdeu muito espaço político em Rondônia. Hoje o partido tem somente um deputado estadual, Jhony Paixão, com domicílio eleitoral em Ji-Paraná. Perdeu a deputada federal Mariana Carvalho, que foi para o Republicanos e presidia o PSDB de Rondônia. A saída do ex-presidente e uma das maiores lideranças do partido, o ex-senador Expedito Júnior também ajudou a “esvaziar” os tucanos no Estado. Júnior está no PSD e deverá ser candidato ao Senado nas eleições gerais de outubro próximo.
Guedes – O Ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal José Guedes, um dos fundadores do PSDB em nível nacional está retornando ao partido, inclusive disposto a concorrer ao governo do Estado. É uma missão difícil, porque o maior líder dos tucanos, hoje, é o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves. Ele já declarou apoio ao governador Marcos Rocha, pré-candidato à reeleição, que preside o diretório regional do União Brasil. A esposa de Hildon, Yeda Chaves é pré-candidata a deputada estadual e está filiada ao União Brasil. Uma candidatura de Guedes a governador será somente para garantir os recursos financeiros do Fundo Eleitoral para tentar manter a vaga, que tem hoje com Jhony Paixão, que migrou do PRB para o PSDB na Assembleia Legislativa. É necessário reconhecer, que o PSDB, hoje, está “depenado” e será uma missão hercúlea recompor ao menos a penugem.
Vereadores – O projeto do deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) liberando um espaço físico na Escola do Legislativo (EL), que ocupa o prédio onde era a Assembleia Legislativa (Ale), em Porto Velho, para que vereadores do interior recebam apoio logístico nas suas passagens pela capital está sendo concluída. Esta semana o diretor geral da EL, que é mantida pelos deputados, Fábio Ribeiro, ajustou uma área onde o vereador terá todo o apoio para poder tratar dos assuntos relacionados aos seus municípios, inclusive na área técnica. O presidente Redano tinha anunciado o espaço para os vereadores durante o 3º Fórum dos Legisladores Municipais realizado no início de maio na Ale-RO durante três dias de muito sucesso. A Sala dos Vereadores deverá ser inaugurada em breve.
Frente – O prazo que a Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, Solidariedade e PV) deu ao PSB para definir sobre a pré-candidatura do deputado federal, Mauro Nazif à reeleição, ou ao Senado, como se cogitou, e provocou um “racha” no grupo, que perdeu o Psol e Rede termina hoje (24). O problema é que a FD já tinha formatado, que Nazif iria para a reeleição e o ex-governador e presidente do estadual do Solidariedade, Daniel Pereira, pré-candidato ao Senado e Vinícius Miguel pré ao governo. Como Nazif estaria disposto a uma pré-candidatura ao Senado, porque estava sem nominata para federal, a parceria ficou comprometida.
Democrática – A informação é que na reunião de hoje à noite será efetivada a pré-candidatura de Vinícius Miguel ao governo, tendo como vice o ex-deputado federal e presidente estadual do PT, Anselmo de Jesus. Também de Nazif à Câmara Federal e Daniel Pereira ao Senado. Dependendo do tom da conversa de hoje na capital, a Frente Democrática poderá ter de volta o Psol e a Rede, e com enormes chances de o PDT, presidido em Rondônia pelo senador Acir Gurgacz, entrar na parceria ampliando a força política do grupo, para as eleições gerais de outubro próximo. Como as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) para composição das chapas com os candidatos estão se aproximando a mobilização é grande junto as lideranças políticas do Estado.
Respigo
O jornalista, professor e assessor de Comunicação da Fecomércio de Rondônia, Giovani (Gigio) Berno, está elaborando um livro contando a história da Imprensa no Estado. Os dinossauros da área estão sendo ouvidos pelo professor e jornalista, para que ele possa editar o material, que também deverá estar disponível na versão online +++ O PSD está disposto a ampliar a participação na Assembleia Legislativa (Ale), após as eleições deste ano. Além de o deputado e ex-presidente da Ale-RO, Laerte Gomes, pré-candidato à reeleição, nomes como do vice-prefeito de Cacoal, Cássio Góes; do ex-deputado estadual Jesuíno Boabaid, de Porto Velho; ex-deputado estadual Amauri dos Santos, de Jaru;, coronel Ronaldo Flores, de Vilhena e do advogado Julian Cuadal, na época no PDT, que foi candidato a prefeito de Ji-Paraná em 2020 e somou 8.358 votos, estão na listagem, que deverá ser aprovada na convenção para formatação dos nomes, que concorrerão ao Parlamento Estadual +++ Calor forte hoje (24) em Porto Velho. Por volta das 12h os termômetros marcavam 34 graus com sensação térmica de 36 graus.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/06/frente-democratica-decide-parcerias-hoje-a-herculea-missao-do-ex-prefeito-guedes-vereadores-do-interior-terao-apoio-logistico-da-ale-na-escola-do-legislativo-,134994.shtml