Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 28/06/2022 às 14h08
Secreta! – Realmente a reunião da cúpula do MDB de Rondônia em Porto Velho no domingo (26), foi secreta. Lógico que a pauta priorizou as eleições gerais deste ano e qual o rumo que o partido, hoje comandado pelo senador Confúcio Moura no Estado, seguirá. Várias parcerias, porque hoje não existem mais as coligações foram discutidas, mas nada formalizado. Inclusive com os grupos adversários liderados pelo ex-governador Ivo Cassol e sua irmã, a deputada federal e presidente regional do PP, Jaqueline; com o deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado, pré-candidato a governador; o senador Marcos Rogério, que preside o PL no Estado e também pré-candidato ao governo, e com o governador Marcos Rocha, que comanda o União Brasil no Estado e pré-candidato à reeleição. Nada foi divulgado sobre a reunião.
Confúcio – As convenções partidárias para escolha dos candidatos a presidente da República, governadores, uma das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Estão próximas. A coluna já adiantou, há tempo, que não estaria descartado o nome de Confúcio Moura, que renunciou o governo do Estado em abril de 2018, seis meses antes das eleições, para concorrer e se eleger ao cargo que hoje ocupa, para disputar novamente o cargo de governador este ano. Tem experiência, sabe fazer política, inclusive nos bastidores e seria o nome a incomodar, na opinião do colunista, a reeleição de Marcos Rocha.
Preocupação – A possibilidade de Confúcio disputar as eleições preocupa a cúpula de o governo do Estado. Apesar da live de Moura, anunciando que não concorreria a nenhum cargo eletivo (governador) este ano, pessoas mais ligadas ao governador Marcos Rocha (União Brasil) estão com as orelhas em pé. É que em política praticamente nada é impossível. O ex-governador mineiro, Magalhães Pinto já dizia: “política é como nuvem. Você olha está de um jeito. Olha de novo e já mudou”. Uma pessoa muito ligada a Confúcio questionada pela coluna foi bem direto: “ele jura que não é candidato, mas juras foram feitas para serem quebradas”. Como na política a velha-máxima de esconder o jogo até a última hora é um ato considerado normal e, às vezes, necessário, para enganar o adversário é prudente esperar para conferir. Mas tudo caminha para o “Confúcio vem aí”.
Frente – Após muitos adiamentos a Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, Solidariedade e PV) deverá confirmar na segunda-feira (4), depois de uma reunião na sexta-feira (1º) o nome do advogado Vinícius Miguel (PSB) como pré-candidato a governador, tendo como vice o presidente regional do PT, ex-deputado federal, Anselmo de Jesus e o ex-governador, Daniel Pereira, que preside o Solidariedade em Rondônia, ao Senado. Não há dúvida, que a nominata é composta de pré-candidatos, que já demonstraram densidade eleitoral e certamente serão confirmados como candidatos, nas convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), que também definirão os candidatos proporcionais (Câmara Federal e Assembleia Legislativa).
Pré-candidatos – Hoje já temos alguns nomes que estão na lista de pré-candidatos a governador, vice e senador, mas confirmado somente o PSTU com Didas Cordeiro e Almir Casal, a governador e vice, respectivamente. A Frente só confirmará os pré-candidatos (Vinícius e Anselmo) na segunda-feira, mas o Podemos tem o deputado federal e presidente do partido no Estado, Léo Moraes; o União Brasil o seu presidente regional e governador, Marcos Rocha e o PL, o senador Marcos Rogério, que preside a sigla em Rondônia, todos pré-candidatos à sucessão estadual, mas nenhum deles tem o vice. A pré-campanha, uma opção questionável, mas legal, não está sendo bem aproveitada, porque não há chapa completa.
Respigo
A equipe que está lançando no sábado (2) em Rondônia no Live Marketing Fidelizza, o aplicativo Cartão Fidelidade Digital-Fidelizza). Os organizadores receberão a imprensa de Porto Velho e região, a partir das 17h no Sítio Paraíso Estrada do Santo Antônio, no Bairro Militar +++ Os convidados conhecerão as facilidades, celeridade, benefícios e segurança de a utilização do cartão Fidelizza, na fidelização do cliente. Em seguida ocorrerá Arraial dos mais animados com muita música ao vivo e sorteios de brindes aos convidados +++ O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel Urgência-SAMU em Porto Velho, mesmo com o trânsito péssimo é dos mais eficientes. As pessoas que dependem do serviço, seja no centro ou na periferia elogiam com regularidade a ação importante e nem sempre reconhecida econômica, financeira e socialmente dos profissionais da saúde +++ Mas realmente o SAMU funciona muito bem na capital. A população é bem atendida, não importa o grau social, o que é muito importante em momentos difíceis, onde são necessários os serviços de emergência.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/06/ninguem-abre-o-jogo-sobre-reuniao-do-mdb-emedebista-diz-que-juras-foram-feitas-para-serem-quebradas-frente-democratica-se-reune-na-sexta-para-decidir-na-segunda-,135259.shtml