Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 30/06/2022 às 14h24
Contas – No Brasil é comum presidentes da República, governadores e prefeitos se alto-exaltarem por terem as contas aprovadas pelos Tribunais de Contas, sejam da União, dos Estados ou dos municípios. Tem se a impressão, que a correção nas contas é um favor que os administradores públicos prestam a União, Estados e municípios. Até parece, que administrar bens públicos é um favor, e não uma obrigação, apesar de serem –muito– bem remunerados e privilegiados pelas facilidades que oferecem a área pública. Não há nada de excepcional o administrador público deixar o cargo com pagamentos de servidores e fornecedores em dia e de ações efetivas na saúde, educação, cultura, esporte, turismo, social. É risível, no mínimo, quando ex administradores públicos comemoram quando suas contas são aprovadas pelos TCs. É o fim da rosca...
Recesso – Os deputados estaduais encerraram esta semana os trabalhos legislativos do primeiro semestre. O presidente Alex Redano (PRB-Ariquemes) e os demais deputados limparam a pauta, inclusive votando a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Como teremos eleições gerais em outubro próximo, os deputados aproveitam o recesso do mês de julho, que iniciará amanhã, para formatar parcerias nas suas bases, porque no período de 20 de julho a 5 de agosto ocorrerão as convenções partidárias, quando serão formalizados os nomes dos candidatos que enfrentarão as urnas este ano. A maioria dos deputados concorrerá à reeleição, por isso a necessidade de colocar o pé na estrada para ajustar apoio junto às lideranças regionais.
Federal – A vereadora de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena (Pros), presidente do legislativo municipal e também da União de Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia-Ucaver é pré-candidata a deputada federal nas eleições deste ano. Rosária já passou pelo Parlamento Estadual e vem trabalhando sua pré-candidatura com muita dedicação visitando lideranças políticas, empresariais, trabalhistas e sindicais, além de outros segmentos buscando apoio para suas pretensões futuras. Experiente, dedicada, atuante, participativa, Rosária “costura” com muita competência sua pré-candidatura ouvindo as lideranças e buscando soluções conjuntas para um futuro mandato na Câmara Federal.
Ponto E – Editar uma revista, impressa, nos dias atuais, onde o jornalismo online é predominante não é tarefa das mais fáceis. O jornalista, odontólogo, apresentador de TV, colunista social de vários jornais, inclusive da “saudosa” “Folha de Rondônia”, com sede em Ji-Paraná, o polivalente Jusmar Lustoza, de Cacoal é um vencedor. A revista Ponto E. de circulação trimestral e especializada em saúde, educação e cultura é um sucesso há 14 anos e completará 15 anos com uma edição especial em março do próximo ano. Jusmar lançou recentemente o livro Funil: “Qual a hora certa de mudar” de muito sucesso e é referência no jornalismo social e cultural do Estado.
Oficina – Está sendo encerrada nesta quinta-feira (30) a oficina de “Desenvolvimento de Equipes”, na sede da Escola do Legislativo, em Porto Velho. A escola é mantida pelos deputados e oferece mensalmente inúmeros cursos para aprimoramento da mão de obra pública, com prioridade para a Assembleia Legislativa (Ale), mas abertos aos demais órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e as vagas excedentes à comunidade em geral. Os cursos e oficinas são gratuitos. Na inscrição o aluno é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g ao Banco de Leite da escola. O alimento arrecadado é distribuído a entidades beneficentes, que atendam crianças acima de um ano e a idosos, desde que estejam cadastradas na escola.
Respigo
O trânsito confuso, violento, mal sinalizado e sem orientação de Porto Velho é um problema sem solução. Além da sinalização deficiente, os poucos Agentes de
Trânsito se preocupam em multar e não em fiscalizar, orientar, organizar +++ E também tem os motoqueiros, que não podem ser chamados de motociclistas, que ajudam a badernar o trânsito, além de torna-lo mais violento em razão dos inúmeros acidentes com veículos de duas rodas. E o pessoal da entrega de mercadorias (delivery) não respeita a sinalização, ultrapassa pela direita e está sempre em excesso de velocidade +++ Solução? Quem tiver ganha um fusca zero quilômetro +++ Quando teremos estacionamento regulamentado no centro de Porto Velho? E também nas zonas Sul e Leste, de enorme movimento de veículos e de pessoas devido ao forte comércio? +++ Com a redução do quadro de contaminados e baixíssimo índice de óbitos em Rondônia, a população abusou e os casos de covid-19 cresceram nas últimas semanas. A vacinação em Porto Velho, por exemplo, foi muito bem desenvolvida e, proporcionalmente, a capital apresenta o menor índice de contaminação do Estado, além de quase zero óbito +++ A Prefeitura de Porto Velho renovou a maioria das paradas de ônibus urbano. Porém as duas na Avenida Chiquilito Erse, imediações do Colégio Tiradentes continuam sem bancos dificultando a espera pelos ônibus a pessoas idosas, com dificuldades de locomoção e de crianças.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/06/contas-publicas-aprovadas-sao-obrigacoes-nao-favores-dos-governantes-deputados-zeram-a-pauta-e-ale-ro-entra-em-recesso-os-15-anos-da-revista-ponto-e-de-cacoal-,135477.shtml