Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 08/07/2022 às 15h03
Vilhena – A cassação do prefeito e da vice do município de Vilhena, Eduardo Japonês (PSC) e Patrícia da Glória, respectivamente, deve servir de exemplo para assessores afoitos, mais preocupados em fazer média com o “Chefe” e não em trazer informações a serem discutidas e analisadas. Japonês e Glória ficaram sem mandatos, porque nas eleições de 2020, que reelegeram o prefeito e elegeu a vice (no mandato anterior a Japonês tinha outra vice (Maria José) usaram as redes sociais da prefeitura para favorecer os candidatos durante a campanha eleitoral. Servidores lotados no município utilizavam a estrutura da prefeitura, dentro do horário de trabalho para fazer campanha. Além da perda dos mandatos, ambos estão inelegíveis por oito anos.
Assessoria – O fato que ocorreu com Japonês e patrícia é muito comum no meio político, onde na maioria das vezes o profissional é preterido pelo “amigo”, pelo “puxa-saco”, o conivente, subserviente. Assessor é para assessorar, discutir amplamente as situações e, quando for para a prática se empenhar ao máximo, para que o projetado seja aplicado de forma correta. Campanha político-eleitoral não é trabalho para amadores e “baba-ovos”, que se limitam a bajular e não a assessorar, orientar, discutir, buscar meios e formas para que os problemas sejam resolvidos. Ou alguém acredita, que foi o Japonês quem orientou os “assessores-servidores” a utilizarem as redes sociais na campanha política de 2020? Que o duro exemplo da cassação dos mandatos de Eduardo Japonês e Patrícia da Glória abra os olhos da maioria dos políticos na campanha deste ano, que está sendo iniciada e que terá as convenções partidárias abertas no próximo dia 20 e encerradas em 5 de agosto.
PDT – É enorme a expectativa junto ao PDT, no que se relaciona as eleições gerais deste ano. O presidente do diretório regional, senador Acir Gurgacz está inelegível e o partido já teria o nome do pré-candidato ao Senado, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, hoje aposentado, Benedito Alves, pessoa de ótimo trânsito junto à comunidade. Benedito teve seu nome lançado como pré-candidato recentemente, mas não houve, por parte do partido um melhor aproveitamento político durante o período de pré-campanha, que terminará no próximo dia 20 com as convenções. O PDT já perdeu a deputada federal Sílvia Cristina, que se filiou ao PL na janela partidária (3 de março a 1º de abril), que possibilitou a troca de partidos pelos deputados (federal e estadual) sem a perda do mandato. E não está aproveitando a pré-campanha com Benedito, que é um nome expressivo, mas precisa ser mais bem divulgado.
Senado – Apesar de o PDT já ter lançado Benedito como pré-candidato ao Senado, comenta-se que Acir, estaria disposto a concorrer à reeleição, mas nesse caso, terá que impetrar liminar, como nas eleições a governador em 2018. Seria um salto no escuro. Na época o governador, Daniel Pereira, no PSB, não concorreu à reeleição mesmo com amplas possibilidades de sucesso, para apoiar Acir, que não conseguiu o registro da candidatura. Seu nome não apareceu na urna eletrônica. Uma campanha ao Senado é difícil, pois temos pré-candidatos expressivos como o ex-senador Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagattoli (PL), Daniel Pereira (Solidariedade), Jaqueline Cassol (PP) e Mariana Carvalho (PRB), todos trabalhando ativamente a pré-campanha. Somente o PDT, ainda, não colocou a pré-campanha de Benedito junto as lideranças regionais.
Recesso – A Assembleia Legislativa (Ale) está em recesso parlamentar desde o início do mês. Sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes somente a partir do dia 1º de agosto. Ato publicado no “Diário Oficial” eletrônico assinado pelo Secretário Geral, Marcos Oliveira de Matos determina, que durante o recesso parlamentar deste mês de julho o expediente será das 7h30 às 13h30 em sistema de plantão para o setor administrativo. No período entre os dias 23 a 29 de julho estará suspenso o expediente em todos os setores da Ale-RO, inclusive na Escola do Legislativo (EL), mantida pelo parlamento estadual. O expediente normal, inclusive das sessões ordinárias terá início no dia 1º de agosto.
Respigo
Quem tem pendências com a Energisa, empresa distribuidora de energia elétrica em Rondônia poderá parcelar os débitos em até 48 vezes. Os clientes também serão favorecidos com a isenção de juros e multas +++ O atendimento será realizado no sábado (9) das 8h às 13h na agência da avenida 7 de Setembro, em Porto Velho. Devem comparecer ao local clientes titulares ou representantes legais com procurações para proceder as negociações +++ O MDB tem um trio forte de pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia. Além de Jean Oliveira, pré-candidato à reeleição, o presidente da câmara de vereadores de Ji-Paraná, Negão Fonseca e a ex-prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues também estão na lista de pré-candidatos +++ Hoje o MDB tem somente Jean Oliveira na Ale-RO, mas a meta é ampliar as cadeiras para no mínimo três. Os nomes dos pré-candidatos deverão ser confirmados nas convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), mas a pré-campanha com a adesão de lideranças regionais é intensa visando formatar nominatas fortes.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/07/vilhena-amanhece-com-novo-prefeito-como-assessores-contribuem-para-cassacao-dos-assessorados-por-que-o-pdt-ainda-nao-abriu-a-pre-campanha-ao-senado-,136169.shtml