G1
Publicada em 12/07/2022 às 14h31
O líder do grupo terrorista Estado Islâmico na Síria foi morto por um ataque aéreo feito pelos Estados Unidos nesta terça-feira (12).
Maher al-Agal era uma das cinco principais lideranças do grupo, que vem se enfraquecendo com a perda de líderes e território desde 2019.
Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, e foi alvejado por um drone das forças norte-americanas durante uma operação no nordeste da Síria. Em um comunicado, as Forças Armadas norte-americanas afirmam que, "inicialmente, não houve civis mortos" no ataque.
O ataque, que ocorreu na região de Jindaris, perto da fronteira entre a Síria e a Turquia, deve enfraquecer ainda mais as operações do Estado Islâmico, que vem tentando se organizar desde que perdeu líderes e território.
Em fevereiro, o então número 1 do grupo jihadista, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, foi morto também durante em um ataque dos Estados Unidos na Síria.
No auge do poder, o Estado Islâmico chegou a controlar um território de mais de 40.000 quilômetros quadrados na Síria e no Iraque, composto por vilarejos e pequenas cidades e com uma população total de 8 milhões de pessoas, segundo um levantamento da agência de notícias Associated Press.
No entanto, diante da perda de território, o grupo começou a reorganizar sua estrutura interna, na tentativa de se fortalecer, e começou a ressurgir na Síria no início do ano. Com a nova tática, os Estados Unidos passaram a investir em ataques específicos contra as lideranças do grupo.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/07/lider-do-estado-islamico-na-siria-e-morto-por-ataque-aereo-dos-estados-unidos,136421.shtml